Clique para ouvir os estudos bíblicos do Viver em Verdade

Viver em Verdade

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
Encontre um estudo
Voltar

Indique este Estudo a um amigo

Seu nome
Seu e-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo

Cadastre-se e receba nossos Estudos Bíblicos por e-mail (Fechar)

Seu Nome
Seu E-mail

O propósito de Deus para sua vida - Não desista! - Parte 1

Palavras-chave: Propósito de Deus, Senhor Jesus Cristo, Sonho, Fé, Visão, Estudo Bíblico

 

Faça o download deste estudo bíblico completo em áudio MP3 (27 MB)

 

Olá, amigo(a) leitor(a)

 

Que a paz e o amor do Senhor Jesus encham a sua vida a ponto de transbordar e alcançar outras pessoas!

 

Você já ouviu a frase "Deus tem um propósito para sua vida." ? Provavelmente, já. Porém, pode ser que você não tenha entendido ou acreditado na verdade que há nessa frase, e deve ter pensado: "É, Ele tem para todo mundo".

Portanto, este estudo bíblico permitirá que você compreenda porque Deus tem um propósito especial para sua vida e porque Ele deseja que você realize seus sonhos para o cumprimento desse propósito.

 

Primeiramente, ore a Deus dando permissão ao Espírito Santo para falar com você durante essa leitura. Somente você pode bloquear o falar do Espírito Santo, se fechar o seu coração, mas se você abri-lo, certamente você será tocado por Ele.

 

Sugiro que ore assim: "Deus, eu reconheço a Sua soberania e creio que o Senhor criou todas as coisas e detém todo o poder. Por meio do Seu Espírito Santo, fala comigo durante essa leitura para que eu compreenda qual o Seu propósito para mim e seja motivado pelo Senhor a buscá-lo diariamente. Impeça que qualquer vontade contrária a Sua vontade aja durante a minha leitura. Eu lhe peço e agradeço em nome de Jesus. Amém".

 

Neste momento, você deu permissão ao Espírito Santo para falar com você e isso certamente acontecerá. É necessário que façamos isso, pois Deus não é como Satanás e por isso não invade a sua vida, Ele espera que você O convide.

 

Começarei com uma simples pergunta: Você é filho de Deus?

Você já deve ter ouvido que "todo mundo é filho de Deus", mas isso não é uma verdade. Deus, por meio da Sua Palavra, permite-nos entender que são filhos de Deus aqueles que O reconhecem como Pai, ou seja, aqueles que reconhecem que Jesus Cristo é o Filho unigênito que veio ao mundo como homem, morreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está à destra do Pai. Leia em João 1:12:

 

João 1:12

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,

 
 
 

Veja que são filhos de Deus todos aqueles que receberam Jesus e crêem no Seu nome.


A partir do momento que você entende que é filho de Deus, se crer em Jesus Cristo, você compreende que Deus é seu Pai. Isso é óbvio.

Pergunte ao seu pai ou a sua mãe se antes de você nascer eles fizeram planos maravilhosos e sonharam com sua vida. Creio que eles fizeram, pois os pais sonham com o futuro dos filhos, desejando que tenham uma vida brilhante e façam a diferença em sua geração.

Sabe por que os pais sonham? Porque Deus colocou a capacidade de sonhar e imaginar nos homens.

E Deus, sendo seu Pai, também sonhou e construiu um propósito para sua vida muito antes de você nascer. Porém, a diferença entre Deus e seus pais é que Ele é onisciente, ou seja, conhece tudo de todas as pessoas em todos os lugares ao mesmo tempo, já seus pais não são possuem essa capacidade por causa do pecado.

 

É necessário que você entenda que Deus, por ser onisciente, não erra, não se engana e não se arrepende. Ele criou um propósito maravilhoso para sua vida e, por meio desse propósito, você alcançará a tão procurada felicidade.


Lembre-se: Deus, como pai, deseja nos dar o melhor, pois Seu amor e Sua bondade duram para sempre.

 

Você tem sonhos, todos têm sonhos, mas é possível que você tenha desistido de seu sonho para fazer algo que você achava que não tem nada a ver. Porém, digo a você que Deus tem um propósito único, que tem tudo a ver com o seu sonho. Sabe aqueles pensamentos que sempre vêm a sua mente que mostram a você o porquê da sua existência? Sabe aquele sonho de ser um(a) astronauta, um(a) cantor(a), um(a) dançarino(a), um(a) pastor(a), um(a) evangelista, um(a) missionário(a) ou alcançar qualquer outro objetivo? Esse sonho faz parte do propósito de Deus para sua vida e Ele quer que você busque alcançar esse sonho obedecendo a Ele e crendo que Ele proverá todas as coisas para você alcançá-lo.

 

Sabe quando você está no seu trabalho ou em outro lugar e pensa: "Eu deveria estar naquele lugar agora fazendo aquilo que eu sei que fui feito para fazer" ? Deus colocou esse sonho em você. E, na maioria das vezes, você pensa que não e capaz de realizá-lo, mas saiba de imediato que Deus provê todos os recursos para que você o realize. Ele só quer que você creia e dependa totalmente Dele.

 

Deus tem o melhor para você. Veja o que Ele disse em Jeremias 29:11-12 :

 

Jeremias 29:11-12

Porque eu sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

 
 
 

 

 

 

Deus, sendo o seu Pai, tem pensamentos de vida e prosperidade para você e é necessário apenas que você o busque orando e lendo a Sua Palavra para conhecê-lo.

 

Capacitá-lo para realizar seu sonho e cumprir o seu propósito já está nos planos de Deus. Leia abaixo a história de Jeremias quando foi chamado pelo Senhor para cumprir o seu propósito como profeta:

 

Jeremias 1:4-10

Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia quantas vezes for necessário para compreender os detalhes. Vou ajudá-lo a compreender.

Antes de Jeremias se formar no ventre de sua mãe, Deus já o conhecia e, antes que nascesse, Deus já tinha determinado o propósito para a vida dele: ser profeta.

Porém, Jeremias sentia-se incapaz e respondeu ao Senhor que não sabia falar e que ainda era uma criança, um menino. Da mesma forma nós agimos, não somos capazes de realizar nada de forma perfeita pelas nossas próprias qualidades e por nossas próprias forças. Mas, preste muita atenção no que Deus faz com Jeremias na sequência desta passagem. Deus capacita Jeremias tocando na boca dele e dizendo: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca." e, além disso, coloca-o sobre as nações e sobre os reinos, dando-lhe uma posição de destaque.

 

Não se sinta incapaz, pois quando Deus o criou, deu-lhe toda a habilidade para realizar o seu sonho e cumprir o seu propósito. Em seu livro "Os princípios e o poder da visão", o Dr. Myles Munroe diz: "Tudo quanto Deus requer, ele provê. Tudo quanto exige, Ele habilita a fazer". Deus já o capacitou. No caso de Jeremias, Deus o capacitou para que aquele menino falasse por Ele.

Você precisa entender que Deus nunca vai lhe chamar para fazer algo para o qual já não lhe deu a habilidade para fazê-lo ou que não vai lhe dar a habilidade quando o tempo chegar.

 

Por que Deus tem um propósito único e especial para mim?

Você acha que não é especial, porém é necessário que você entenda algo que talvez já deva conhecer: você é único. Você não é igual a nada e nem ninguém que já existiu, existe ou existirá em toda a história. Olhe para os seus dedos e entenda que as suas impressões digitais são únicas, pois Deus preocupou-se em desenhá-las detalhadamente para lhe fazer único e diferente de tudo e de todos. Vá para a frente de um espelho agora, admire-se e diga a você mesmo: "Eu sou original!", mas fale isso com vibração, com energia, quantas vezes for necessário para que entenda. Se você estiver lendo isso com outra pessoa, diga a ela: "Você é original!".

 

Deus não fez você para se perder na multidão, mas Ele o fez para você fazer a diferença.

 

Ele, seu Pai, não quer que você se conforme com o mundo e permita que tudo seja do mesmo jeito, sendo que há em você algo que o faz desejar a mudança e até alguns minutos atrás você sentia-se incapaz, mas agora você sabe que Deus o capacitou e provê todos os recursos para você realizar o propósito que Ele lhe deu.

  

Romanos 12:2

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 
 
 

 

  

De forma alguma permita que alguém julgue o seu potencial. As outras pessoas não vão realizar o que você irá, elas têm o propósito delas e precisam entender que Deus as capacitou. Pode ser que quando você nasceu, Satanás tenha chegado para Deus e falado: "Ê Deus, hein?! Já fez coisa melhor" na tentativa de julgar o seu potencial, mas, se isso aconteceu, sabe o que Deus disse para Ele? Deus disse: "Ele é único, é minha obra prima e eu o fiz para pisar a sua cabeça e para participar da vitória de meu filho Jesus sobre você".

 

Continue lendo este estudo bíblico, parte 2

 

Voltar ao topo

 

Página Inicial    Estudos Bíblicos    A Bíblia    Comente!
Entre em contato conosco pelo e-mail: estudos@viveremverdade.com.br