Quando perdemos a Palavra de Deus
Tags: Palavra de Deus, leitura diária, ler a Bíblia
O povo de Israel nasceu da promessa de Deus. E, no meio do plano de Deus, o povo cresceu no Egito, em meio a um povo pagão, que tinha práticas que não estavam de acordo com a vontade de Deus.
Então, Deus enviou Moisés para libertar o povo. O povo passou pelo Mar Vermelho e Moisés recebeu de Deus todas as instruções sobre como deveriam se comportar, sobre não fazer imagem de escultura, sobre não cultuar outros deuses, e muitas leis a seguir.
Tudo isso Moisés escreveu, e isso ficou conhecido como o livro da Lei.
Guardar os mandamentos de Deus é a coisa mais importante para fazer a vontade de Deus.
Os mandamentos e a lei eram tão importantes que as pedras com os mandamentos ficavam dentro da arca da aliança, o objeto mais sagrado do tabernáculo (e do templo).
Olha o que Deus disse a Moisés.
Deuteronômio 10:11-13
¹¹ Porém o Senhor me disse: Levanta-te, põe-te a caminho adiante do povo, para que entrem, e possuam a terra que jurei dar a seus pais.
¹² Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
¹³ Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
A ordem era para clara para o povo: amar a Deus de todo o coração e guardar os Seus mandamentos.
E como saber quem é Deus? Como saber qual é o caminho de Deus? Como saber a vontade de Deus?
Pelo livro da lei.
Deus deu o livro da lei para que o povo soubesse quem Ele é e como deveriam se comportar, o que deveriam fazer e o que não deveriam fazer.
Deus queria que o povo aprendesse a ser diferente dos outros povos, porque os outros povos não faziam o que era certo.
O tempo passou. Moisés morreu, Josué assumiu, o povo entrou na terra prometida, expulsou os povos de lá, mas não expulsou todos. Josué morreu, cada tribo de Israel já estava na sua terra, mas o povo ficou sem um líder.
Juízes 2:10-12
¹⁰ E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
¹¹ Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
¹² E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
Por que uma geração depois o povo já havia se desviado?
Porque os pais não ensinaram seus filhos.
Daí para frente, Israel desandou de vez. Pela misericórdia, Deus levantou juízes para livrarem o povo dos inimigos, quando o povo se arrependia.
Até que o povo pediu para Samuel um rei.
Deus era o rei, mas o povo queria um rei humano, porque todos os povos tinham um rei.
Deus unge Saul como rei, mas ele vacilou. Deus levantou Davi, que foi um rei segundo o coração de Deus. Após Davi, veio Salomão, que foi muito sábio, mas desandou no final da vida. O filho dele assumiu, chamava-se Roboão, e ele foi tão duro com o povo que uma rebelião aconteceu, e um homem chamado Jeroboão se fez rei da maior parte do povo. Foi quando Israel se dividiu em dois reinos: Reino do Norte, chamado Israel, e Reino do Sul, chamado Judá.
Vários reis reinaram no Norte e vários reis reinaram no Sul. No norte, os reis faziam o que era mau aos olhos do Senhor. No sul, alguns reis faziam o que era reto diante do Senhor, outros não.
Até que chegamos à história do rei Josias. Leia 2 Reis, capítulos 22 e 23. E leia 2 Crônicas 34 e 35.
Antes de Josias, houve um rei em Judá que também andou nos caminhos do Senhor, o rei Ezequias (2 Reis 18, 19, 20). Mas o filho de Ezequias, que se chamada Manassés, fez o que era errado diante do Senhor. E Deus mandou os profetas para alertarem o povo de que as coisas não estavam certas.
2 Reis 17:13,14
¹³ E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
¹⁴ Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
Depois de Josias, vieram outros reis e fizeram o que era errado diante do Senhor, até que o povo de Judá é levado cativo para a Babilônia, cumprindo o que Deus falou que iria fazer por causa da maldade do povo.
Olha que coisa impressionante!
Aquilo que era o mais importante se perdeu no meio do povo: o livro da lei, a Palavra de Deus. O que caracterizava aquele povo deixou de existir para o próprio povo, então o povo começou a copiar as práticas dos outros povos.
O alerta de hoje é: quando nós perdemos a Palavra de Deus, nós nos descaracterizamos.
O mesmo raciocínio que Deus deu a Moisés lá atrás para ensinar o povo com a lei está no novo testamento, com o alerta na carta de Paulo aos romanos.
Romanos 12:2
² E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Precisamos ler a Bíblia diariamente. Isso não é uma novidade, mas talvez você não esteja sendo obediente a isso.
O que aconteceu quando o povo não deu ouvidos àquilo que Deus falou?
O povo se perdeu, a destruição veio e o povo foi levado cativo.
Por que orar e ler a Bíblia todos os dias
Porque é uma questão de aprendizagem.
Tomar cuidado para não apenas orar.
Porque olha o que aconteceu com Kardec e com Maomé. Oraram e começaram a achar que estavam certos.
Quem só ora e não lê a Palavra corre o risco de criar o próprio Deus.
Mateus 22: 29.
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Deus faz acepção de pessoas? Não faz para a salvação.
Mas existe uma diferença entre quem busca a Deus e quem não busca.
Não podemos tornar o evangelho medíocre, como se todo mundo tivesse intimidade com Deus sem fazer nada, sem orar, sem buscar aprender sobre Deus na Palavra.
Quando perguntaram para Jesus como fazer para herdar a vida eterna, Ele respondeu:
Lucas 10:25-27
²⁵ E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
²⁶ E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
²⁷ E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
TEM QUE TER INTENSIDADE! É de todo o coração, de toda a alma.
Não pode ser uma coisa que você faz só 1 ou 2 vezes por semana, tem que ser todo dia.
Agora, observe na história de Daniel o que Deus faz com quem busca a Deus.
Daniel 10:2-11
² Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas.
³ Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.
⁴ E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;
⁵ E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;
⁶ E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
⁷ E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.
⁸ Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
⁹ Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
¹⁰ E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
¹¹ E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
Daniel não estava sozinho no rio, existiam várias pessoas com ele. Mas SÓ ele viu o anjo, SÓ ele teve a visão. Por quê? Porque SÓ ele jejuou.
Quando perdemos a Palavra de Deus…
-
Nós fazemos o que achamos que é certo;
-
Nós achamos que estamos ouvindo Deus;
-
Nós pecamos e não achamos que estamos errados.
Se você parou de ler a Bíblia diariamente ou se você nunca a leu diariamente, é necessário fazer isso. Se você quer se aproximar de Deus e quer ouvir Deus de verdade, é essencial ler a Palavra dEle.
Do contrário, você não saberá discenir entre o que é a voz do seu coração e a voz verdadeira de Deus.
Leia a Bíblia diariamente, e o Espírito Santo ensinará você sobre todas as coisas, como Jesus disse que aconteceria.
Persevere diariamente, mesmo que você tenha dificuldade para entender tudo que está lendo.
Use materiais auxiliares como dicionário bíblico, comentários bíblicos, Bíblias comentadas, ou até mesmo a Internet para você entender um texto específico da Palavra de Deus.
Envie seu comentário