Hora de lutar, hora de orar
Tags: oração, ação, lutas, vitória, ouvir o Senhor
Hora de lutar, hora de orar
Em Josué 10, há um relato de uma grande guerra de Josué contra 5 Reis que foram atacar Gibeom.
Josué 10:1-16
E sucedeu que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles,
Temeram muito, porque Gibeom era uma cidade grande, como uma das cidades reais, e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens valentes.
Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirão, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeom, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel.
Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, eles e todos os seus exércitos; e sitiaram a Gibeom e pelejaram contra ela.
Enviaram, pois, os homens de Gibeom a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos de teus servos; sobe apressadamente a nós, e livra-nos e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus, que habitam na montanha, se ajuntaram contra nós.
Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos.
E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.
E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.
E o Senhor os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.
Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
E voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial, em Gilgal.
Aqueles cinco reis, porém, fugiram, e se esconderam numa cova em Maquedá.
Como Josué havia se aliançado com os gibeonitas, Josué foi guerrear contra esses Reis, e o Senhor disse em Josué 10:8
Josué 10:8
E o SENHOR disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.
Josué juntou o povo de Israel, lutou contra todos esses Reis e venceu a guerra.
Ele seguiu a direção de Deus e venceu.
Mas é interessante lermos a partir do versículo 40:
Josué 10:40-43
Assim feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e a todos os seus reis; nada deixou; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o SENHOR Deus de Israel.41. E Josué os feriu desde Cades-Barneia, até Gaza, como também toda a terra de Gósen, e até Gibeom.42. E de uma vez tomou Josué todos estes reis, e as suas terras; porquanto o SENHOR Deus de Israel pelejava por Israel.43. Então Josué, e todo o Israel com ele, voltou ao arraial em Gilgal.
Esse texto nos leva a entender que Josué lutou muitas outras guerras que não estão detalhadas na Bíblia.
A Bíblia destaca algumas em que o Senhor agiu com milagres e prodígios, por exemplo, a batalha contra Jericó, logo na entrada da Terra Prometida (Josué 6).
Mas houve muitas outras guerras que estão resumidas dentro de alguns versículos como lemos anteriormente e como também está escrito em Josué 11:16-23.
Josué 11:16-23
Assim Josué tomou toda aquela terra, as montanhas, e todo o sul, e toda a terra de Gósen, e as planícies, e as campinas, e as montanhas de Israel, e as suas planícies.17. Desde o monte Halaque, que sobe a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, ao pé do monte de Hermom; também tomou todos os seus reis, e os feriu e os matou.18. Por muito tempo Josué fez guerra contra todos estes reis.19. Não houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel, senão os heveus, moradores de Gibeom; por guerra as tomaram todas.20. Porquanto do SENHOR vinha o endurecimento de seus corações, para saírem à guerra contra Israel, para que fossem totalmente destruídos e não achassem piedade alguma; mas para os destruir a todos como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.21. Naquele tempo veio Josué, e extirpou os anaquins das montanhas de Hebrom, de Debir, de Anabe e de todas as montanhas de Judá e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades.22. Nenhum dos anaquins foi deixado na terra dos filhos de Israel; somente ficaram alguns em Gaza, em Gate, e em Asdode.23. Assim Josué tomou toda esta terra, conforme a tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões, segundo as suas tribos; e a terra descansou da guerra.
Interessante observar nesse texto que há a narração de uma vitória muito especial. Você vai entender.
Lá em Números 13, quando o povo ainda estava no deserto, Moisés enviou 12 espias para observarem a Terra Prometida. Entre eles, Josué e Calebe.
Números 13:16-20
Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.
Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.
Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
Os 12 espias voltaram e 10 deles disseram:
Números 13:33
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Mas Josué e Calebe, que eram os outros 2 espias escolheram andar pela fé:
Números 14:6-9
E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
Lá em Josué 11:21, Josué cumpriu aquilo em que acreditou lá atrás, quando havia visitado a Terra Prometida.
E Josué continou lutando e cumprindo o chamado de Deus para liderar o povo.
Ter fé é uma escolha, não é um sentimento
Josué escolheu andar pela fé.
Você não SENTE que deve crer em Deus, você precisa decidir se vai crer ou não.
Josué 12:24 diz que Josué venceu 31 Reis ao todo.
Josué 12:24
O rei de Tirza, outro; trinta e um reis ao todo.
O que nós podemos aprender com Josué?
Existem lutas que você tem que lutar, porque o Senhor já deu capacidade, força e saúde para você.
E existem lutas em que não adianta você lutar, você precisa parar, orar, crer e ver a mão de Deus agir.
• Se você está orando pelo seu(sua) filho(a) há anos e não tem visto nenhuma mudança, pare para pensar: será que falta alguma ação sua? Você já pediu perdão sincero a ele ou a ela?
• Se você está orando para conquistar sua casa, um carro ou qualquer outro bem que vai abençoar você, será que você está fazendo as coisas com diligência? Você está fazendo com honestidade?
• Se você orar, Deus vai lher dar a direção certa, e você vai começar a lutar na direção certa.
Lucas 12:25-29
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Você está em uma dessas duas situações:
- Se você está parado(a) há um tempo e nada tem acontecido, então é hora de lutar.
- Se você está lutando já faz tempo e nada tem acontecido, então é hora de parar e orar, para ver Deus agir.
Se você está lutando e não vê mais saída é hora de ouvir o que Moisés falou ao povo na saída do Egito, quando os egípcios vinham atrás deles para os pegarem:
Êxodo 14:13
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.14. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Envie seu comentário