Estudos Bíblicos

Aprenda a crer no deserto

Tags: fé, deserto, Egito

37 leituras

Os 40 anos que o povo de Israel passou no deserto podem nos ensinar muitas lições.

Deus os sustentava dia e noite com uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo.

Êxodo 13:21-22
21E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. 22Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Antes de sair do Egito o povo já reclamava para Moisés, mesmo após ver as pragas que Deus enviou sobre os egípcios e o livramento que deu a Israel. Quando viram os egípcios chegando, disseram:

Êxodo 14:11-12
11E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? 12Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.

Após passar pelo mar Vermelho, o povo de Israel creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

Êxodo 14:31
31E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

A primeira murmuração de Israel aconteceu quando o povo teve sede e murmurou a Moisés, o Senhor tornou as águas amargas em doces.

Êxodo 15:24-25
24E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? 25E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.

Caminhando mais um pouco, o povo de Israel murmurou contra Moisés e Arão sobre o que iriam comer.

Êxodo 16:2-3
2E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. 3E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

E Deus proveu o maná todos os dias

Êxodo 16:4-5
4Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não. 5E acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.

Durante 40 anos o povo de Israel comeu o maná, Deus não deixou faltar nenhum dia.

Êxodo 16:35
35E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

Caminhando mais um pouco o povo reclamou novamente da falta de água.

Êxodo 17:3
3Tendo, pois, ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito para nos matares de sede, a nós, e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

E o Senhor proveu água da rocha.

Êxodo 17:5-6
5Então, disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. 6Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

Na luta com os amalequitas, o Senhor deu a vitória ao povo. Moisés ficou com as mãos erguidas com a ajuda de Arão e Hur até o final da batalha.

Êxodo 17:11-12
11E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

Deus, em sua infinita graça e misericórdia, ordenou a Moisés a criação do tabernáculo, para que todos vissem a Sua glória e a Sua presença. Da mesma forma, enviou Seu Filho Unigênito habitar entre nós.

João 1:14
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

A palavra “habitou” no texto original em grego tem o sentido de “tabernaculou”, o que remete ao tabernáculo construído pelo povo de Israel por ordem de Deus.

No deserto, devemos caminhar quando o Senhor quer e parar quando Ele quiser. Ele é o Senhor!

Êxodo 40:36-38
36Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. 37Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam até ao dia em que ela se levantava; 38porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

No deserto, os israelitas, influenciados pelos estrangeiros, passaram a reclamar da provisão de Deus, o maná.

Êxodo 11:4-6
4E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? 5Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. 6Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

Então, o Senhor providenciou uma superabundância de carne aos israelitas, de forma que os gulosos morreram por uma praga enviada pelo Senhor.

Êxodo 11:31-35
31Então, soprou um vento do Senhor, e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia de uma banda, e quase caminho de um dia da outra banda, à roda do arraial, e a quase dois côvados sobre a terra. 32Então, o povo se levantou todo aquele dia, e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial. 33Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor o povo com uma praga muito grande. 34Pelo que o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo. 35De Quibrote-Hataavá caminhou o povo para Hazerote e parou em Hazerote.

No deserto, as pessoas ficam descontentes e a competição e a inveja ganham espaço. Foi assim com Arão e Miriã em Números 12.

Em Números 13 e Números 14, está escrito sobre os espias enviados à terra de Canaã para espiá-la. Quando voltaram, dez deles tiveram um ponto de vista negativo, e somente Josué e Calebe creram no Senhor completamente. Deus não permitiu que ninguém de 20 anos para cima entrasse na terra prometida e ainda declarou que o povo caminharia 40 anos no deserto.

Era tão grande a murmuração e tão pequena a fé do povo de Israel que Corá, Datã e Abirão invejaram Moisés e Arão pelo relacionamento que tinham com o Senhor, querendo provar que eles também poderiam receber as direções do Senhor, porém Ele não os escolheu para isso. Quando Moisés mandou chamar Datã e Abirão, eles disseram o que está escrito em Números 16:12-14.

Números 16:12-14
12E Moisés enviou a chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; 13porventura, pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também totalmente te assenhoreias de nós? 14Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; porventura, arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos.

Na mesma ocasião, quando o Senhor matou Corá, Datã e Abirão e os 250 homens que os seguiam, o povo de Israel murmurou.

Números 16:41
41Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor.

Provavelmente já no 40º ano da jornada no deserto, o povo murmurou novamente sobre água, o que prova que o povo não havia mudado quanto à fé no Senhor, pois a primeira reclamação do povo no deserto foi sobre a falta de água.

Números 20:2-5
2E não havia água para a congregação; então, se congregaram contra Moisés e contra Arão. 3E o povo contendeu com Moisés, e falaram, dizendo: Antes tivéssemos expirado quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor! 4E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos ali, nós e os nossos animais? 5E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? Lugar não de semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber.

Antes da entrada na terra prometida, o Senhor disse ao povo por meio de Moisés que se lembrasse de tudo que Ele tinha feito guiando o povo no deserto. Além disso, o Senhor ensinou que deveriam sempre se lembrar de que é Ele quem dá tudo.

Em Deuteronômio 9, Moisés ensinou que não foi por causa da justiça do povo que herdaram a terra, mas sim pela fidelidade de Deus para cumprir a promessa que fez a Abraão, Isaque e Jacó.

Deuteronômio 9:4-6
4Quando, pois, o Senhor, teu Deus, os lançar fora, de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela impiedade destas nações, é que o Senhor as lança fora, de diante de ti. 5Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas, pela impiedade destas nações, o Senhor, teu Deus, as lança fora, de diante de ti; e para confirmar a palavra que o Senhor, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. 6Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.”

O Senhor só quer que O amemos e obedeçamos a Ele, não porque Ele precisa disso, Ele não precisa, mas porque Ele sabe que a nossa desobediência nos fará mal.

Deuteronômio 10:12-13
12Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

As palavras de Moisés para Josué guiar o povo para entrar na terra prometida.

Deuteronômio 31:7-8
7E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 8O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Calebe venceu no deserto

Josué 14:6-12
6Então, os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes a palavra que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, por causa de mim e de ti. 7Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. 8Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus. 9Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus. 10E, agora, eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. 11E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair, e para entrar. 12Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o Senhor será comigo, para os expelir, como o Senhor disse.

Aqueles que creram no Senhor no deserto herdaram uma terra com cidades que não edificaram, casas que não construíram, poços que não cavaram, vinhas e olivais que não plantaram, porque essa é a graça do Nosso Deus.

Deuteronômio 6:10-12
10Havendo-te, pois, o Senhor, teu Deus, introduzido na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, onde há grandes e boas cidades, que tu não edificaste, 11e casas cheias de todo bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, e vinhas e olivais, que tu não plantaste, e, quando comeres e te fartares, 12guarda-te e que te não esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

A nossa fé deve ser como a fé de Elias quando ouviu do Senhor que iria chover após 3 anos de seca ordenadas pelo próprio Senhor.

1 Reis 18:41-45
41Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. 42E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. 43E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. 44E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. 45E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.

O deserto nos leva à dependência de Deus, e nós podemos confiar Nele. 
O deserto nos confronta, mostra as nossas reclamações e as nossas murmurações. 
Mas é no deserto que nós podemos perceber os milagres que Deus faz diariamente na nossa vida. 
Olhe sua vida com os olhos de quem vai para a terra prometida, e não como quem quer voltar para o Egito. 

Deus é fiel. Entregue seu coração a Ele.

Envie seu comentário