A importância do louvor e da oração para buscar a intimidade com Deus
Tags: louvor, oração, intimidade
Você confia em alguém que você nunca viu e veio falar com você?
Uma vez eu estava no shopping, então veio uma mulher e perguntou:
- Posso orar por você?
Eu falei:
- Não, obrigado.
Nunca vi aquela mulher, não a conheço, como vou permitir que ela coloque a mão na minha cabeça e ore por mim? Não dá.
Evangelizar sem relacionamento não mostra o amor de Jesus pelas pessoas.
Quantas pessoas você conhece que foram para a igreja porque receberam um papelzinho escrito “Jesus te ama”? Possivelmente nenhuma pessoa, ou talvez 1 ou 2 pessoas.
Entregar um panfleto para uma pessoa ou fazer um post nos seus stories não mostra o amor de Jesus pelas pessoas. Mas, se dedicarmos o nosso tempo às pessoas, mostrando o amor de Jesus através da nossa vida, então elas conhecerão quem é o Jesus que também as ama.
E Jesus disse que, para as pessoas crerem que o Pai O enviou, nós precisamos ser um.
João 17:21
²¹ Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Para sermos um, precisamos de uma única identidade, a identidade de discípulos de Jesus.
E Jesus também ensinou qual a única forma de sermos reconhecidos como discípulos dEle, e está escrito em João 13:35.
João 13:35
³⁵ Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Para sermos um, precisamos de confiança uns nos outros. Para termos confiança, precisamos nos relacionar uns com os outros, chorar o choro do outro, sorrir com a alegria do outro, lutar as lutas do outro.
Sabe por que nós confiamos pouco em Deus?
Porque não temos relacionamento com Ele, não sabemos quem Ele realmente é.
E isso só acontece porque estamos dedicando pouco tempo no relacionamento com Ele.
Confiamos pouco em Deus porque oramos pouco.
É uma oração de 1 minuto quando acorda, mais um minuto quando vai dormir, pedindo para Ele guardar a nossa vida e a nossa família.
Não dedicamos um tempo para ouvi-Lo, não há um tempo para buscar a presença dEle, nem sabemos direito quem é o Espírito Santo.
Quem ora pouco fala pouco com Deus, conhece pouco dEle e confia pouco nEle.
Precisamos ser íntimos de Deus para ouvi-Lo e para obedecer a direção dEle nas situações do nosso dia-a-dia. Precisamos de intimidade com Deus para ouvirmos as respostas, e isso exige o nosso tempo.
Mas como buscar essa intimidade com Deus?
O único caminho de intimidade com Deus é a oração. Precisamos dedicar tempo em oração.
A Palavra acrescenta nossa fé, dá-nos a direção do que é certo ou errado diante de Deus, ilumina as nossas decisões, sara o nosso corpo, mas é somente pela oração que recebemos as respostas específicas do que estamos vivendo, porque Deus se revela a nós pela oração.
O primeiro passo para ter intimidade com Deus é reconhecer a sua fraqueza
Salmos 34:18
¹⁸ Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
2 Coríntios 12:9
⁹ E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Quando oramos, devemos reconhecer no nosso coração os nossos erros, e até para isso precisamos do Espírito Santo, porque Ele é quem nos convence do pecado (João 16:7-8).
João 16:7,8
⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
⁸ E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Se reconhecemos os nossos pecados, chegaremos ao segundo passo para a intimidade com Deus, que é reconhecer que somente pela graça de Deus é que podemos falar com Ele, porque Ele enviou o próprio Filho para morrer no nosso lugar, para nos abrir novamente o caminho entre o homem e Deus.
Hebreus 10:19-23
¹⁹ Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
²⁰ Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
²¹ E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
²² Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
²³ Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
No versículo de Hebreus 10:19, está escrito “ousadia para entrar no santuário”. Isso se refere à entrada do sumo sacerdote lá no Antigo Testamento, quando somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, podia entrar no Santo dos Santos, onde estava a arca da aliança, que representava a presença do Senhor.
Hoje, todos os dias, pelo sangue de Jesus que está sobre a nossa vida, nós podemos livremente entrar no santuário, entrar no Santo do Santos, ou seja, nós podemos falar com Deus e podemos ouvi-Lo.
Mas, como nós oramos pouco, estamos nos privando da intimidade com Deus.
O terceiro passo para ter intimidade com Deus é colocar em oração tudo que está no nosso coração.
Precisamos colocar nossos desejos, nossos medos, nossas dúvidas e todos os nossos sentimentos.
Filipenses 4:6,7
⁶ Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
⁷ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Se colocarmos em oração a Deus tudo que está no nosso coração, nós recebemos dEle a paz que excede todo o entendimento, ou seja, a paz que vence os medos e as dúvidas do que os nossos olhos humanos conseguem ver.
O quarto passo para ter intimidade com Deus é pedir que Ele fale com você.
Isso é buscar a Deus. Ele nos mandou fazer isso. Leia os versículos abaixo.
Jeremias 29:12,13
¹² Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
¹³ E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Observe o desejo do salmista de ouvir a voz do Senhor.
Salmos 27:7,8
⁷ Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
⁸ Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
E Deus responderá a você.
O Senhor, que criou todo o universo, dá-nos o privilégio de ouvi-Lo quando o buscamos em oração com um coração quebrantado.
Algo essencial para buscarmos a presença de Deus é o louvor.
A música não é apenas uma opção, ela é essencial para buscar a presença de Deus.
A Bíblia diz que Deus habita em meio aos louvores.
Salmos 22:1-4
1. DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? 2. Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. 3. Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 4. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
Davi estabeleceu 4 mil ministros de louvor, divididos em turnos, para louvarem ao Senhor continuamente. Se isso não fosse importante, não haveria tanta dedicação nisso por parte do rei que foi chamado de o homem segundo o coração de Deus.
1 Crônicas 23:1-5
¹ Sendo, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel.
² E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas.
³ E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.
⁴ Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes,
⁵ E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
Anos depois, quando o reino de Judá já havia se desviado da vontade do Senhor, Deus levantou um rei chamado Ezequias. Esse rei fez o que era certo diante do Senhor e restabeleceu o culto a Deus.
2 Crônicas 29:25,26
²⁵ E pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por mão de seus profetas.
²⁶ Estavam, pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas.
O rei Josafá e todo o povo experimentaram um grande milagre de Deus por meio do louvor. Deus orientou o rei a não lutar com o exército, mas, sim, com os ministros de louvor.
2 Crônicas 20:15-22
¹⁵ E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
¹⁶ Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
¹⁷ Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.
¹⁸ Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando ao Senhor.
¹⁹ E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta.
²⁰ E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
²¹ E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.
²² E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
No novo testamento, também vemos Deus operando maravilhas por meio do louvor. Paulo e Silas foram libertos da prisão à meia-noite quando oravam e louvavam.
Atos 16:25,26
²⁵ E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
²⁶ E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
O louvor é tão importante para buscar a intimidade com Deus e a direção dEle que o profeta Eliseu também usava o louvor para ouvir a voz do Senhor. Certa vez, o rei de Israel e o rei de Judá foram consultar o profeta Eliseu sobre uma guerra. E Eliseu disse: “tragam-me um músico”. Quando o músico tocou o louvor, Deus deu a resposta para Eliseu.
2 Reis 3:11-15
¹¹ E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
¹² E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.
¹³ Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.
¹⁴ E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
¹⁵ Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.
Para você entender a importância do louvor, você precisa entender o que Deus fez através da vida de Eliseu.
-
Eliseu abriu as águas do rio Jordão (2 Reis 2:14-15);
-
Eliseu orou para ressuscitar um menino (2 Reis 4:32-36);
-
Eliseu profetizou para que águas amargas se tornassem doces para serem águas produtivas em uma cidade (2 Reis 2:19-22).
Esses são alguns exemplos dos sinais que Deus operou através de Eliseu.
Então, se um homem que foi usado por Deus dessa forma precisava do louvor para buscar a intimidade com Deus, por acaso nós iremos considerar o louvor como apenas algo opcional?
Claro que não! O louvor é essencial, e precisamos cantar o louvor com todo o nosso coração.
A oração é o poder que move o mundo espiritual.
O que você acha que tem mais poder: o mundo natural ou o mundo espiritual?
Quando falo mundo espiritual, não estou falando do diabo. Estou falando do mundo espiritual, e Deus é espírito. Se você não acha que o mundo espiritual tem mais poder, como foi que Deus (que é espiritual) abriu o Mar Vermelho (que é algo físico, material)?
O mundo espiritual prevalece sobre o mundo natural.
Então, quem tem mais poder: nós ou o diabo?
Se estivermos sozinhos, sem Jesus, o diabo tem mais poder por ser espiritual. E por causa do pecado, o diabo tem o direito de nos matar, porque Deus estabeleceu uma lei espiritual: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
Romanos 6:23
²³ Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Mas sabe por que nós, antes de conhecermos a Jesus, não morremos?
Porque Deus tem misericórdia.
Lamentações 3:22,23
“²² As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
²³ Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Então, você que já desistiu de orar por alguém, se essa pessoa está viva, isso significa que Deus não desistiu da salvação dela, e por isso Deus renovou as misericórdias dele sobre a vida dessa pessoa hoje também.
E, depois que aceitamos a Jesus, por que não morremos quando pecamos?
Porque nós temos um Advogado, o próprio Jesus.
1 João 2:1
¹ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Estabeleça uma rotina diária de oração. Comece com 10 minutos, vá aumentando a cada dia. Seja fiel nisso.
Coloque um louvor para ouvir, cante com todo o seu coração, não precisa ser afinado(a).
Você ouvirá Deus como nunca ouviu e criará um relacionamento íntimo com Deus.
Isso não será do dia para a noite, então faça durante 1 semana, depois continue, persevere.
Nunca devemos parar de orar, nem um dia.
Envie seu comentário