A Bíblia fala de stress?

É muito comum ouvirmos falar a palavra stress atualmente. Estar estressado, deixar alguém estressado, se estressar com alguma coisa, etc. Não é difícil escutarmos frases como essas. Mas, e você já se estressou neste mês, nesta semana, ou hoje?
De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra estresse significa "Estado físico e psicológico provocado por agressões que excitam e perturbam emocionalmente o indivíduo, levando o organismo a um nível de tensão e desequilíbrio, em consequência do aumento da secreção de adrenalina; estricção".
Pois é, a correria do dia-a-dia, a cobrança, muitas tarefas e rotina podem nos deixar estressados. O que fazer então? Será que a bíblia tem a solução? Há casos de stress na bíblia?
Sim! Talvez a palavra stress não seja utilizada, mas certamente a sensação de stress é a mesma.
Imagine a situação de Noé, construindo uma arca com pessoas zombando de sua obra. Pense em Ester se preparando para entrar na presença do rei Assuero sem ser convidada. Lembre-se de Paulo fazendo a obra, evangelizando , trabalhando e tendo que lidar com perseguição. E ainda Jesus, cumprindo o ministério, fazendo maravilhas e tendo que suportar traição, perseguição daqueles que deveriam tê-lo recebido. Existem muitas situações estressantes narradas na Bíblia.
Percebemos que a palavra stress não aparece na Bíblia, mas as situações descritas acima sugerem que as pessoas envolvidas estavam sob impacto emocional, desequilíbrio ou tensão. Ou seja, passaram por momento de stress.
Passar pelo stress é comum, o que não podemos é permanecer nele, deixando que afete nossa vida, relacionamento e fé.
A Bíblia nos ensina quanto ao stress.
Em João 16:33, observamos que Jesus não prometeu uma vida sem dificuldades, tensão ou stress, mas nos dá a boa notícia que podemos superar tudo isso, pois Ele já venceu antes.
João 16:33
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Além disso, somos ensinados em 1 Pedro 5:7 a descansarmos, "lançando sobre ele [Jesus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.?
No versículo a seguir, o apóstolo Paulo nos dá um exemplo para vencer o stress:
Romanos 15:30-32
E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que seja livre dos rebeldes que estão na Judeia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem-aceita pelos santos; a fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria e possa recrear-me convosco.
Observe que os irmãos são chamados a combater e a orar. Outro detalhe é que o apóstolo já enxerga aquele problema como resolvido. Ele objetiva chegar-se aos irmãos com alegria e desfrutar do momento com eles.
Situações de stress surgirão em nossas vidas. O grande segredo é nos organizarmos para diminuí-las no que depender de nós, olharmos para elas como passageiras e nos lembrarmos das promessas de Deus para nossas vidas.
Os desafios estressantes do dia-a-dia são muito pequenos perto das promessas que Deus deixou para nós:
Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Naum 1:7
O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.
João 14:27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Se você está em uma situação de stress, pare, olhe para Deus, lembre-se da Bíblia e saiba que Deus está presente para acalmar seu coração, livrar você da angústia e da aflição.