Leia outros Devocionais...

Viva o presente! (24/10/2011)

Você já deve ter ouvido que "quem vive de passado é museu" e também que "o futuro a Deus pertence", porém, por que ainda insistimos em viver o passado e o futuro? Ficamos relembrando momentos felizes e, principalmente, os tristes, remoendo-nos nas mágoas e arrependendo-nos por termos tomado atitudes erradas. Gostaríamos de voltar ao passado e corrigir, mas isso não é possível. Os mais filosóficos preferem dizer: "Não me arrependo de nada do que fiz". É, o orgulho não os permite.

Quando pensamos no futuro, ficamos ansiosos e não nos concentramos no presente. Quando isso se torna um hábito, corremos o risco de viver sempre pensando, pensando, pensando e nunca caminhando rumo àquilo que pensamos.

Como é difícil vivermos somente o presente, não é? Mas este é o desejo de Deus. Ele não quer que vivamos ansiosos e preocupados pensando no futuro ou remoendo o passado, Ele deseja que vivamos o presente.

Jesus ensinou: "não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34). Quando Jesus ensinou os discípulos a orar, Ele disse "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje" (Mateus 6:11). Isto é, Jesus nos ensinou a viver o hoje.

Devemos pedir a Deus o que Ele nos preparou hoje, para que possamos receber o melhor dEle todos os dias. Enquanto o povo de Israel andava no deserto, Deus mandava o maná diariamente, e o maná não poderia ser guardado para o próximo dia, porque teria um mau cheiro e apodreceria. Ou seja, Deus queria que os israelitas vivessem dia-a-dia confiando nEle, assim como deseja que nós façamos.

Mas, fica uma pergunta: "Como viver o presente com tantas tarefas a realizar?". Sempre parece que não dará tempo, não é? A quantidade excessiva de trabalho não nos impede de viver o presente, porque Deus quer que confiemos nEle para realizarmos todas as nossas atividades, de forma que Ele cuidará para que possamos cumpri-las no tempo correto.

É um exercício de fé. Temos que crer que, enquanto realizamos nossas atividades, Deus nos abençoa com seu amor, sua graça e sua sabedoria para que façamos com excelência. Sem a graça de Deus, cansamo-nos realizando nossas tarefas. Em Isaías 40:31, está escrito que "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão".

Sempre que você iniciar uma tarefa no trabalho ou na escola, ore a Deus colocando a sua preocupação diante dEle, e imediatamente Ele lhe dará a paz que excede todo o entendimento, para que você se concentre e realize a tarefa com excelência. Deus tem prazer em nos abençoar e Ele se alegra quando descansamos nEle.

Viver o presente é verdadeiramente viver em fé! Lembre-se: o justo viverá da fé (Romanos 1:17).



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar