Leia outros Devocionais...

Um atalaia atento em todo tempo (18/11/2011)

Em Ezequiel 33:1-6, a Palavra de Deus fala sobre o atalaia. O atalaia tinha como função vigiar o reino a fim de avisar a aproximação de inimigos. Toda vez que o atalaia avistasse um inimigo ele deveria tocar a trombeta para avisar todo o povo, com o objetivo de que o exército e o povo se preparassem para a chegada do inimigo. Se o atalaia não tocasse a trombeta, o povo não seria avisado e seria facilmente destruído pelo inimigo.

Para cumprir sua função o atalaia não poderia dormir durante seu turno e deveria saber identificar os inimigos, senão ele poderia cometer o erro de tocar a trombeta em qualquer aproximação, gerando rumores de guerra quando não haveria guerra, ou ainda poderia deixar de tocar a trombeta quando realmente deveria tocá-la.

Portanto, duas características eram essenciais para o atalaia: atenção em todo tempo e conhecimento sobre o inimigo. Isso permite que comparemos a vida cristã à atividade de um atalaia. O cristão deve ser como um atalaia, porque todo cristão deve estar atento em todo tempo e deve saber quem é o inimigo. Se você não desenvolver essas habilidades, será facilmente enganado e sua vida será destruída, por que o inimigo, que é Satanás, veio para roubar, matar e destruir (João 10:10).

Talvez você já teve ou conhece alguém que teve um cachorro para ser cão de guarda. Para escolher um cão de guarda, você seleciona os cães de maior porte como o pastor-alemão, o rotweiler, o pitbull, etc. Ninguém escolhe um poodle ou pinscher, porque, apesar de latirem muito, não conseguem combater um ladrão.

No entanto, um cão de maior porte precisa ser adestrado para que saiba identificar um inimigo, para que não aconteça de qualquer pessoa se aproximar e ele achar que é um amigo e abanar o rabo em sinal de aceitação. Além disso, todo cão de guarda deve estar atento em todo tempo como um atalaia.

Se olharmos para dois cães de grande porte, acharemos que os dois são cães de guarda pela aparência imponente, porém pode ser que um deles só ataque gatos e passarinhos por não saber quem é o verdadeiro inimigo.

Como Satanás é o pai da mentira (João 8:44), suas armadilhas resultam sempre do engano, então precisamos saber o que é o engano. Para reconhecermos a mentira não precisamos saber todas as formas de mentira, precisamos apenas saber a verdade, porque tudo que for diferente da verdade será mentira. Se cremos que a Palavra de Deus é a verdade, então precisamos conhecê-la para que não sejamos enganados pelas mentiras. Reconhecendo a mentira, reconheceremos o inimigo.

Devemos estar prontos em todo tempo, por isso o Senhor nos ensina a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) e também nos ensinou a vigiarmos sempre como na parábola das virgens prudentes (Mateus 25:1-13).

"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia." (1 Coríntios 10:12). Ore e vigie em todo tempo como um verdadeiro e fiel atalaia.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar