Leia outros Devocionais...

Deus de perto e de longe (01/11/2011)

A que distância Deus está de você? Será que Ele está distante há milhares de anos-luz? Deus fala? Deus ouve? Deus já falou com você? Você já ouviu Deus falar?

Infelizmente, muitos de nós foram ensinados que Deus está lá no céu e não pode ser incomodado. Quem recebeu esse tipo de ensinamento acha que Deus está tão longe que não pode ouvir nem falar com homem algum. Ainda bem que isso é uma mentira criada por pessoas que acharam que Deus não fala nem ouve.

Deus deseja ter um relacionamento profundo conosco a ponto de perguntarmos a Ele tudo o que quisermos a respeito das decisões mais simples e também das mais complexas de nossas vidas. Deus é Deus de perto e de longe. Vamos entender isso?

Em Salmos 145:18, está escrito que Deus está perto "de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade". Invocar é reconhecer a sua dependência de Deus e clamar a Ele por auxílio, só que é necessário clamar a Ele em verdade. Isso nos permite entender que nem todas as pessoas clamam a Deus em verdade, não é?

Algumas pessoas, devido ao costume puramente religioso, clamam a Deus em oração com palavras bonitas, verbos bem conjugados na segunda pessoa do singular e do plural, sempre com os braços levantados, e todos que ouvem a oração chamam-na de "oração poderosa". Para Deus, "oração poderosa" é aquela em que falamos a verdade dos pensamentos que estão em nosso coração. Não adianta esconder os pensamentos de Deus, porque Ele conhece todos os pensamentos do homem (Salmos 94:11).

Quando oramos fora da verdade daquilo que ocupa os nossos pensamentos é como se Deus falasse "OK, você falou palavras muito bonitas, agora eu quero que você fale realmente o que está em seu coração. Confie em mim, eu quero ajudá-lo, eu te amo".

Davi, chamado o homem segundo o coração de Deus, sabia que Deus estava perto dele e que poderia orar a Ele em todo o tempo. Davi falava com Deus para tomar suas decisões. Em 1 Crônicas 14:10, está escrito que Davi consultou a Deus para saber se deveria ou não subir para guerrear contra os filisteus, porque ele sabia que perderia e apenas se cansaria se aquela não fosse a vontade de Deus. Imediatamente o Senhor respondeu a ele: "Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos". Então, Davi subiu e foi vitorioso por andar na direção de Deus (1 Crônicas 14:11). Logo em seguida, Davi consultou novamente a Deus (1 Crônicas 14:14) e Deus respondeu imediatamente com uma estratégia diferente para que ele fosse vitorioso.

Saiba que Deus falará todas as vezes que você orar a Ele. Deus não brinca de esconde-esconde como algumas pessoas pensam, Ele é Deus de perto.

Em Jeremias 23:23, também está escrito que Deus, além de estar perto, também é Deus de longe, porque nada foge aos olhos dEle, ou seja, ninguém pode se esconder dEle. Por isso, Deus é de perto e também de longe. Ele está conosco em todos os lugares!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar