Leia outros Devocionais...

Por acaso Deus fez um horóscopo? (25/12/2011)

"Tira uma palavra pra mim, pastor". Você já ouviu isso? Em alguns programas de rádio e TV evangélicos, é comum as pessoas ligarem para o apresentador pedindo uma palavra. Por quê? Os próprios apresentadores, que são pastores, líderes e pregadores, incentivam essa prática. O problema não está em pedir uma palavra para um irmão, porque precisamos uns dos outros pela multiforme graça de Deus, mas o problema está na forma como isso é feito.

O apresentador do programa sorteia uma palavra na Bíblia com seu "dedo ungido" e assume que essa palavra sorteada é a revelação de Deus para a pessoa que ligou. É óbvio que o Senhor é poderoso para falar com uma pessoa imediatamente na hora em que ela abre a Bíblia, mas isso não é uma regra, e sim uma exceção. A Bíblia não é um horóscopo.

O Senhor quer que nós meditemos na Palavra dEle de dia e de noite. "Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." (Josué 1:8).

Meditar é, segundo o dicionário, pensar maduramente, refletir muito, considerar, estudar. Portanto, para meditar na Palavra de Deus é necessário dedicar tempo. Porém, isso não parece muito confortável, porque é muito mais fácil sortear uma palavra e assumir como a revelação de Deus.

O risco de sortear versículos é analisar textos fora de contexto, que só servem de pretexto. Uma observação importante é que as pessoas que sorteiam versículos na Bíblia dificilmente sorteiam versículos de repreensão ou correção, sempre sorteiam versículos de promessa e vitória, ou seja, normalmente falam aquilo que as pessoas querem ouvir. Jesus fazia isso? Leia o evangelho e verá que não.

Se você costuma sortear versículos na Bíblia, diga que você nunca sorteou um versículo, leu rapidamente e acabou sorteando outro. Sim, você já fez isso. Por quê? Por acaso Deus errou no sorteio da Palavra, ou foi você que pensou que aquele versículo não serviria para o momento? Então, quer dizer que você analisa a revelação de Deus para saber se vale ou não? Também "tiramos uma palavra" para você: Provérbios 6:6: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio".

Se Deus é um Deus do sorteio, então ore a Ele seis vezes pedindo para mostrar um número de cada vez, depois você joga na mega-sena acumulada. Depois você nos conta se deu certo ou não.

Jesus disse que pelo fruto conheceremos a árvore (Mateus 12:33). Como são as pessoas que estão sendo ensinadas com "versículos sorteados"? Deus não nos deu um horóscopo, Ele nos deu a Sua Palavra, viva e eficaz.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar