Leia outros Devocionais...

Você está me criticando? (23/12/2011)

Na escola, raramente queremos ser avaliados, porque temos medo de que nossas fraquezas sejam expostas. Queremos sempre manter a posição de inteligentes, mesmo que seja somente uma impressão dos colegas da turma.

Temos medo de errar, por isso não gostamos de participar de nada que possa nos expor. Assim, tornamo-nos tímidos para muitas coisas, porém a timidez é um fruto do nosso orgulho. Por causa do orgulho, não queremos errar, ou pelo menos não queremos que as pessoas vejam os nossos erros. Erroneamente, a sociedade afirma que "assumir o erro é para os fracos". Ainda bem que é só a sociedade que afirma isso, porque Deus espera algo totalmente contrário a isso, Ele espera o nosso arrependimento.

Por causa do orgulho, não gostamos de receber críticas, sejam elas construtivas ou não. Enquanto não amadurecemos, não gostamos de ser corrigidos, agimos como crianças birrentas que choram quando ouvem um "não". Agir assim é tolice.

Quem age assim costuma se camuflar diante de outras pessoas, a fim de aparentar sabedoria, inteligência, tranquilidade, mesmo que suas vidas estejam viradas de pernas para o ar. Para essas pessoas, o importante é que não percebam suas fraquezas, mesmo que suas vidas sejam um vidro a ponto de quebrar.

É preciso amadurecer, é preciso dar crédito às críticas quando partem de pessoas maduras. "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3).

Acima disso, é necessário permitir a correção do Senhor. "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:11-12)

Se você receber uma crítica, preste atenção, examine-se, porque talvez você não esteja vendo o erro que está cometendo. Os conselhos são importantes para que nossos passos sejam firmados. "Cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra" (Provérbios 20:18). Contudo, não podemos ouvir conselhos de pessoas imaturas e que não temem a Deus, porque os conselhos dos ímpios são engano (Provérbios 12:5).

Quando recebemos as críticas, recebemos também a oportunidade de corrigir nossos erros e de amadurecer. Infelizmente, muitos dos nossos professores usaram as provas para punir e não para premiar, mas precisamos aprender a agir diferente.

Quando você for criticar alguém, critique com sabedoria e não para humilhar ou menosprezar, porque "a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15:1).

Você está sendo criticado? Agradeça e examine-se, você também não é perfeito.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar