Leia outros Devocionais...

Que liberdade é essa? (15/12/2011)

Você é livre? Segundo o dicionário da língua portuguesa, liberdade é o estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral; condição do ser que não vive em cativeiro; condição de pessoa não sujeita à escravidão ou servidão.

Para entender a liberdade, precisamos entender o que é o cativeiro. Já há bastante tempo, a impressão das pessoas que não são cristãs é que "crente não pode fazer nada", e para elas o cativeiro é a igreja.

O "não fazer nada" para essas é não poder beber bebidas alcoólicas, não poder "ficar" com várias pessoas, não poder ter relação sexual antes e fora do casamento, não poder fumar, não poder mentir, não poder tudo.

No entanto, essas pessoas usam o verbo incorreto "poder", enquanto o verbo correto é "precisar". Um cristão que tem profundo relacionamento com Deus NÃO PRECISA beber bebidas alcoólicas para se alegrar ou esquecer os problemas, um cristão é alegre porque a alegria é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22). Um cristão NÃO PRECISA "ficar" com várias pessoas, porque sabe que o resultado da fidelidade é um prazer duradouro e verdadeiro.

Um cristão NÃO PRECISA ter relação sexual antes e fora do casamento porque entende verdadeiramente o que é o amor (eros, ágape e phileo). Um cristão NÃO PRECISA fumar para aliviar a ansiedade, porque sabe que Deus cuida totalmente da sua vida (Mateus 6:25-34). Um cristão NÃO PRECISA mentir, porque sabe que "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." (2 Coríntios 13:8).

O que as pessoas não compreendem é que um cristão pode fazer tudo por causa da liberdade dada por Cristo, mas nem tudo convém, e sabe também que não precisa ser dominado por nada (1 Coríntios 6:12). Isso é liberdade!

Você pode achar que é livre, mas talvez seja servo do pecado, assim como os fariseus dos tempos de Jesus. "Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado" (João 8:34). Talvez você diga que é livre, mas não consegue resistir ao pecado, de forma que não se satisfaz se não pecar, sentindo um desejo incontrolável.

Aprenda que só existe uma forma de ser livre do pecado: crer Naquele que não pecou, Jesus Cristo. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres." (João 8:36).

Se você crê no Senhor Jesus verdadeiramente, então você é livre do poder pecado, e o pecado não domina mais sobre você, isto é, você NÃO PRECISA pecar. E, além disso, se você pecar, existe um Advogado ao seu favor junto ao Pai (1 João 2:1). O seu papel é apenas decidir se arrepender verdadeiramente.

Que liberdade é a sua? Uma liberdade livre ou uma liberdade escrava? Se você tem que pecar para se satisfazer, então você é um escravo que acha que é livre. Saiba, porém, que a liberdade verdadeira está à sua disposição, porque Cristo já morreu por você.

A decisão de ser um escravo livre ou um livre escravo é sua!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar