Leia outros Devocionais...

Você é garanhão? (14/12/2011)

"Garanhão" ou "pegador" são termos comumente usados pelas pessoas para definir um homem conquistador e galanteador. Talvez estas últimas palavras sejam apenas menos vulgares que as primeiras.

Um pensamento está enraizado na sociedade, principalmente entre os jovens, de que um homem é valorizado pela quantidade de mulheres que já beijou ou com as quais já teve relação sexual. Consequentemente, outros comportamentos e pensamentos se desenrolaram como o "ficar" e a vergonha de afirmar que é virgem "ainda". Além disso, o hábito de "ficar" e a obsessão por aumentar a quantidade de mulheres nos seus "álbuns" faz com que alguns homens as vejam como se vê um animal em um frigorífico, considerando em seus pensamentos as "partes boas" e descartando as menos favorecidas.

Os homens que se comportam assim não vêem uma mulher como companheira e auxiliadora, antes preocupam-se com seus atributos físicos e descartam seus sentimentos e suas emoções. Esses homens procuram um relacionamento de curto prazo até que o prazer físico termina e, consequentemente, o relacionamento. O resultado é uma vida de momentos curtos de falsos prazeres, enquanto Deus propõe um prazer duradouro e verdadeiro.

Em comparação ao mundo dos negócios, os homens que preferem "ficar" são as micro e pequenas empresas, que abrem e fecham suas portas porque não encontram um combustível que as motive ao aprimoramento contínuo. Ao contrário disso, os homens que buscam um relacionamento vitalício são as grandes empresas, que investem em negócios promissores e duradouros, porém também correm o risco de fecharem suas portas se esquecerem do que as tornaram grandes.

"Ficar" é muito mais fácil, porque não necessita de confronto, renúncia e correção, porém também não permite viver o amor verdadeiro, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14). A proposta de Deus é muito melhor: o casamento. Em toda a criação, Ele viu que havia feito algo bom, porém, somente quando fez e uniu o homem e a mulher, alegrou-se e viu que fizera algo muito bom (Gênesis 1:31).

Alguns homens acham que são mais poderosos por se relacionarem com várias mulheres, mas homem mesmo é aquele que aceita o compromisso de ter uma única mulher para toda a vida e ser tão bom companheiro e amoroso de forma que ela nunca deseje ter outro homem.

Conquistar uma mulher por uma noite é fácil, ser companheiro e amoroso por uma noite também, desafiador é conquistá-la todos os dias durante toda a vida. Aceite esse desafio!

"Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar