Leia outros Devocionais...

Planejar para viver é diferente de viver planejando (13/12/2011)

Segundo o dicionário da língua portuguesa, planejar é fazer o plano de; traçar; projetar; fazer o planejamento de; elaborar um plano ou roteiro. A palavra "planejamento" é muito conhecida e usada nas empresas, independentemente de serem pequenas ou grandes, porque planejar é uma ação fundamental para alcançar um objetivo, seja ele uma meta de venda ou a implantação de um sistema. Sem planejar as ações se tornam aleatórias e mais suscetíveis ao fracasso.

Deus fez um plano, o plano de redenção, que incluía enviar Seu Filho Unigênito para morrer e ressuscitar pela humanidade. Até chegar à última etapa, era necessário que Ele nascesse de uma mulher virgem, manifestasse o poder de Deus anunciando o evangelho, morresse, vencesse a morte e fosse ressuscitado ao terceiro dia. Para cumprir o plano de redenção, o Senhor Jesus precisou de foco no propósito do Pai, principalmente para vencer o pecado, que levaria todo o plano ao fracasso.

Planejar é importante, porém executar o projeto é ainda mais. Apenas planejamento não permite alcançar o objetivo, mas a ausência de planejamento também torna o objetivo incerto. Mesmo planejando, surgem vários desafios no caminho até o alvo, porém todos os obstáculos podem ser superados se firmarmos nossos passos no Senhor.

Todos nós temos muitos sonhos e planos, porém tê-los não é garantia de sucesso. Para decidirmos se devemos ou não executá-los, precisamos consultar Aquele que conhece todas as coisas, passado, presente e futuro. "O coração do homem pode fazer planos,
mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Provérbios 16:1).

A viabilidade de nossos sonhos e planos é determinada pelo Senhor. Se a resposta do Senhor para nossos planos for "SIM", então podemos tranquilamente iniciar a execução do projeto. No entanto, não podemos confiar somente no nosso planejamento, precisamos confiar cada passo ao Senhor. "O coração do homem traça o seu caminho,
mas o Senhor lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9).

Se, pela fé, confiarmos no Senhor, não haverá insegurança e incertezas quanto à execução dos nossos planos. Do contrário, corremos o risco de vivermos planejando e calculando cada passo centenas de vezes e nunca alcançarmos sequer a primeira etapa.

Planejar é importante, mas também é necessário viver dia-a-dia como o Senhor Jesus nos ensinou a orar "o pão nosso de cada dia". Viver diariamente é um desafio para todos nós, porque sempre queremos saber o futuro. Ao invés de querer saber o futuro, confie-o Àquele que o conhece, o Deus Todo-Poderoso.

Planeje para viver dia-a-dia e deixe de viver planejando!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar