Leia outros Devocionais...

Para aprender a verdade, livre-se dos pré-conceitos (22/11/2011)

Muitos cristãos sofrem por não conhecerem a Palavra de Deus. Por não decidirem pelo hábito da leitura da Palavra de Deus, esses cristão se apoiam no ensino de outras pessoas. É importante lembrar que o ensino é um dom do Espírito Santo (Romanos 12:6-7), porém, devido aos falsos mestres, precisamos prestar atenção naquilo que ouvimos para que não sejamos enganados.

Se lembrarmos que o evangelho é pregado há quase 2000 anos, entenderemos que muitos falsos mestres podem ter surgido pelo caminho pregando sobre outro Jesus. O apóstolo Paulo temia que isso acontecesse com a igreja de Corinto (2 Coríntios 11:3-4). Portanto, o que aprendemos hoje pode incluir algumas quase-verdades que foram sendo criadas pelas pessoas em pregações durante vários anos.

Com isso, nossas mentes são bombardeadas por conceitos e princípios que as pessoas adequaram às suas vidas que nem sempre correspondem aos princípios de Deus. Isso gera um padrão de como ser cristão, porém esse padrão se baseia naquilo que foi ensinado mas que nem sempre foi testificado pelo Espírito Santo.

Então, como podemos nos guardar para não sermos enganados por discursos bem articulados? Só existe uma maneira: confrontar o que ouvimos com a Palavra de Deus. Para confrontarmos, precisamos ler, meditar e aprender a Palavra de Deus. Quando fazemos isso, permitimos que o Espírito Santo nos ensine (João 14:26), porque Ele está conosco para nos ensinar, fortalecer, guardar e guiar diariamente.

Muitos cristãos não querem aprender, então prendem-se aos conceitos que já aprenderam (não importa se estejam errados ou certos) e usam o seguinte raciocínio: "se o que estou ouvindo é diferente do que eu já aprendi, então eu posso descartar o que estou ouvindo, afinal eu já aprendi o certo". Porém, o raciocínio deve ser totalmente diferente. Deve-se ouvir com atenção e, em seguida, confrontar com a Palavra de Deus para que o Espírito Santo possa testificar se o que foi ensinado é verdade ou é engano.

Toda vez que você se aproximar da Palavra de Deus, seja para lê-la ou ouvi-la, permita que o Espírito Santo o ensine. Para isso, você deve se livrar dos seus conceitos pré-estabelecidos, porém sem esquecer da Palavra de Deus.

Jesus veio pregar as boas novas, porém os fariseus não queriam se livrar da sua religiosidade e dos seus conceitos pré-estabelecidos. Os fariseus queriam adequar o ensino de Jesus às suas vidas, mas isso era impossível. Por isso, Jesus disse que não se coloca vinho novo em odres velhos, porque o odre se quebra (Mateus 9:17). Nessa passagem, Jesus ensinava aos fariseus que eles não poderiam receber o evangelho (vinho novo) sem se livrarem da religiosidade do judaísmo, pois seriam como odres velhos.

Se você não estiver disposto a renunciar os seus princípios errados e a aprender com Deus, jamais conseguirá experimentar toda a plenitude das maravilhas que Ele preparou para você.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar