Leia outros Devocionais...

Não faça parte do vai-e-vem gospel (16/11/2011)

Uma discussão sem fim acerca dos cristãos protestantes se refere à quantidade e à diversidade de igrejas que surgem a todo momento. Existem igrejas com nomes bem curiosos como "Igreja Evangélica Florzinha de Jesus", "Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água", "Igreja a Serpente de Moisés (a que Engoliu as Outras)", "Igreja Automotiva do Fogo Sagrado", "Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo", etc. Na maioria das vezes, a justificativa para se criar uma nova igreja é a "multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4:10).

Além de nomes curiosos, as igrejas criam as mais diversas doutrinas e os mais diversos costumes. Algumas usam um versículo isolado, outras já criam uma teologia sobre um assunto específico. Então, cabe a pergunta: "Você sabe em quais versículos se baseiam os costumes da igreja na qual você congrega?".

Infelizmente, muitas pessoas (cristãs) não querem ler a Bíblia, porque é mais fácil e cômodo ter algo "mastigado", como costumamos ouvir. Muitos foram ensinados a colar nas provas e a copiar trabalhos de escola, e isso reflete hoje na preguiça de ler. Porém, o Senhor nos ensinou a examinar as escrituras (João 5:39) e a meditar em Sua Palavra de dia e de noite (Josué 1:8).

Deus espera que amadureçamos na fé e "não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente." (Efésios 4:14). Para não sermos enganados precisamos conhecer a Palavra de Deus, confrontando o que ouvimos com aquilo que aprendemos com a revelação da Palavra pelo Espírito Santo. Do contrário, seremos facilmente enganados pela astúcia dos homens.

O problema é que nem todos querem ouvir a verdade, mas isso também não é novidade, afinal o apóstolo Paulo já havia alertado o irmão Timóteo sobre isso: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." (2 Timóteo 4:3-4).

Deus quer que vivamos segundo a sua sã (saudável) doutrina e não sob uma doutrina de jugo e condenação criada por homens. Não existe mágica para viver a sã doutrina de Cristo, a fórmula é examinar e meditar na Palavra de Deus.

O resultado de não examinar e meditar na Palavra de Deus para conhecê-la é tornar-se presa fácil dos enganadores, falsos pastores e falsos homens de Deus (ou homens de um falso deus). Uma presa fácil acaba fazendo parte do vai-e-vem gospel pulando de igreja em igreja, na busca por aquela que se encaixa na sua definição de "bênção".

Será que o problema está na igreja ou em você? A resposta está na Palavra de Deus. Confronte suas atitudes com a Verdade e o Senhor lhe mostrará o que está errado.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar