Leia outros Devocionais...

Se você renunciou por Cristo, não olhe para trás (10/11/2011)

Como é sua nova vida em Cristo? Melhorando a pergunta: você tem uma nova vida em Cristo?

Quando cremos na obra redentora de Jesus Cristo, a saber sua morte e ressurreição, e O reconhecemos como Senhor e Salvador de nossas vidas, nós tomamos uma decisão extremamente importante que implica em várias consequências.

A palavra "conversão" tem perdido seu significado do ponto de vista do evangelho, porque converter-se tornou-se, em muitos casos, um ato de levantar a mão e dizer que aceita a Cristo, não importa se da boca para fora. Esse ato é maravilhoso e extremamente importante, porque representa o primeiro ato de uma decisão de mudança de caminho, porém não é a única atitude para a conversão.

O processo de conversão não se resume a apenas um ato de levantar a mão, pois Jesus ensinou que devemos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz diariamente e segui-Lo (Lucas 9:23).

Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundância (João 10:10), e por isso precisamos conhecer a Sua vontade, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).

Seguir a Jesus implica em renúncia, por isso não é confortável e cômodo. Quando um homem disse a Jesus que iria segui-Lo, Ele disse: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus." (Lucas 9:61-62). O arado era um instrumento usado na lavoura para revolver a terra. O arado era feito de um galho de árvore em forma de forquilha, preso por um jugo numa extremidade, e, na outra, por uma relha segura a uma chapa de ferro.

Enquanto o arado era puxado por uma junta de vacas ou jumentos, era também guiado pelo lavrador. O lavrador ia guiando a fim de fazer uma valeta na terra para que o semeador pudesse lançar as sementes. Se o lavrador olhasse para trás, ele poderia bater o arado em uma pedra e quebrá-lo, prejudicando todo o trabalho.

Se renunciamos por amor a Cristo, então não podemos olhar para trás. Devemos considerar como esterco aquilo que renunciamos (Filipenses 3:8). Nesse versículo de Filipenses, a palavra esterco se refere a fezes humanas. Olhar para trás arrependido da renúncia é tomar o esterco de volta. Você não gostaria de fazer isso, não é?

Em 2 Pedro 2:20-22, a Palavra de Deus fala de pessoas que renunciaram, andaram com Cristo e voltaram para a vida que tinham antes de conhecer o Senhor. A situação dessas pessoas é pior do que o primeiro estado em que não conheciam o caminho da justiça. Sobre essas pessoas, vale o provérbio: "O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama".

Renunciar as corrupções do mundo permite que você viva a nova vida em Cristo. Não volte para aquela vida medíocre de satisfazer seus desejos e viver para si mesmo. Deus tem uma vida muito melhor e eterna para você.

Você renunciou e tomou o arado nas mãos, portanto não olhe para trás.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar