Leia outros Devocionais...

Se entulharem os seus poços, persevere (31/10/2011)

Gênesis 26:1-25
Isaque, filho de Abraão, estava enfrentando fome na terra em que habitava e pensou em descer ao Egito para suprir suas necessidades. Porém, Deus disse a ele para não descer ao Egito, mas sim para ir até Gerar, terra onde habitavam os filisteus, e lá Deus iria abençoá-lo e prosperá-lo.

Isaque ficou muito tempo naquela terra e o Senhor o abençoava como havia prometido, de forma que ele ia se engrandecendo e os filisteus o invejavam (Gênesis 26:14). Por causa da inveja, os filisteus entulharam e encheram de terra os poços que os servos de Abraão haviam cavado quanto ele ainda estava vivo.

Os poços tinham uma importância muito grande naquela época, porque eram as fontes de água para saciar a sede do gado e para o uso nas atividades cotidianas. Os poços representavam riqueza e abundância, por isso os filisteus entulharam os poços que Isaque possuía.

Além de ter os poços entulhados, Isaque recebeu uma ordem de Abimeleque, rei dos filisteus, para deixar a região deles, porque ele havia se tornado muito mais poderoso do que eles. Isaque saiu daquela região e cavou outros poços onde encontrou um poço de águas vivas. E os pastores da região discutiram com ele afirmando que aquele poço era deles. Isaque cavou outro poço e os pastores também disseram que era deles. Por fim, o perseverante Isaque cavou outro poço e não mais discutiram com ele sobre a posse daquele poço.

Depois disso, ele subiu até uma cidade onde o Senhor lhe apareceu e disse-lhe: "Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo." (Gênesis 26:24)

Ufa! Não foi fácil para Isaque ver todo o seu trabalho sendo destruído e roubado, porém ele tinha a plena certeza de que Deus o abençoaria em todo lugar onde ele habitasse. Ele tinha certeza disso porque conhecia a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas.

Isaque poderia ter desistido quando Abimeleque o expulsou da terra onde ele havia prosperado. Ele também poderia ter desistido quando os pastores de Gerar contenderam com ele a respeito dos poços, mas ele perseverou porque confiava totalmente em Deus.

Não permita que as dificuldades atrapalhem o cumprimento das promessas de Deus em sua vida. Toda vez que você se deparar com um obstáculo, lembre-se de que Deus está com você e já o capacitou para vencer. Quando surgir o primeiro obstáculo, pense "Deus está comigo e por isso eu vencerei"; quando o surgir o próximo, pense "Não irei desistir, porque Deus está comigo e a vitória é certa"; quando surgir o próximo, pense "Estou cansado, mas irei permanecer na promessa de Deus para mim".

Deus está com você, não desista, persevere!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar