Leia outros Devocionais...

Como você se vê? (07/10/2011)

Provérbios 23:7 "Porque, como imaginou na sua alma, assim é"

Segundo o versículo acima, aquilo que imaginamos e pensamos nos define como pessoas, isto é, os nossos pensamentos influenciam diretamente a nossa vida, mas isso você já sabia, não é? Portanto, o que você pensa sobre si mesmo define a maneira como você age.

A partir disso, faz sentido repetir a pergunta: "Como você se vê?". Você se vê como uma pessoa vencedora, capaz e competente ou você se vê como um patinho feio, um mísero ponto no meio do universo, uma agulha no meio do palheiro?

Existem 3 olhares sobre você: o olhar das pessoas que o(a) conhecem, o olhar de Deus e o seu olhar. Não necessariamente os três olhares são diferentes. O olhar das pessoas pode ser um olhar de desprezo, de zombaria ou de indiferença, mas será que Deus olha para você como essas pessoas? Vamos conhecer a história de Gideão.

Gideão era um israelita que vivia há 7 anos, juntamente com o povo de Israel, sob forte opressão dos midianitas. Durante aqueles anos, tudo o que Israel produzia era saqueado repentinamente pelos midianitas. Imagine-se no lugar de uma pessoa envolvida neste contexto.

Você sentiria raiva? Talvez sim, porém o povo de Israel não conseguia vencer, porque havia se rebelado contra Deus. Depois de 7 anos sendo derrotado, talvez você não sentisse mais raiva, mas sim medo. Era este o caso de Gideão. Ele malhava trigo no lagar (onde se pisavam uvas ou prensava-se azeitonas) para esconder dos midianitas. Diariamente, ele tinha medo de ser saqueado novamente.

Você acha que as pessoas olhavam para Gideão e viam um guerreiro? Provavelmente, não. Talvez as pessoas o vissem como um homem medroso e fracassado. Porém, Deus não o via dessa maneira.

Em Juízes 6, Deus mandou um anjo falar para Gideão que ele iria liderar a vitória sobre os midianitas e, no versículo de Juízes 6:12, está escrito: "Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso".

Deus olhava para Gideão como um varão valoroso, um homem corajoso, porque Ele o fez assim. Porém, Gideão não aceitou imediatamente a proposta de lutar contra os midianitas, porque o medo não o permitia crer totalmente em Deus. Ele fez provas com o anjo a fim de saber se realmente era um enviado de Deus e, no final da história, Gideão liderou a vitória de Israel sobre milhares de midianitas com apenas 300 homens, porque Deus estava com Ele.

Mesmo que as pessoas olhem para você com desprezo e não acreditem em suas ideias, o olhar de Deus sobre você é de amor, esperança e confiança total. Hoje, decida olhar para si mesmo(a) com o olhar que Deus olha para você e não da forma como as pessoas julgam que você é.

Não acredite no que as pessoas dizem que você é, acredite tão somente naquilo que Deus pensa sobre você.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar