Leia outros Devocionais...

Os desafios são menores do que você pensa (20/10/2011)

Em ocasiões desafiadoras em nossa vida, ficamos receosos e temerosos porque nos sentimos inferiores e incapazes. Em um momento extremo, sentimo-nos como o pó. Geralmente, sentimo-nos assim quando o desafio envolve algum tipo de competição como, por exemplo, vestibulares, concursos públicos e entrevistas de emprego, mas também temos sentimentos semelhantes quando precisamos falar em público.

Quando nos sentimos inferiores e incapazes, tendemos a supervalorizar os problemas, de forma que entramos para a batalha já com a bandeira branca na mão, a fim de tentar reduzir a destruição que pensamos que iremos sofrer. Nestas situações, tornamo-nos resmungões e desanimados como o Zé Colméia ("oh céus, oh dia, oh vida, oh azar").

Como você deve saber, o povo de Israel foi liderado por Moisés para sair da escravidão do Egito ruma à terra prometida, Canaã, de forma que Deus fez muitos milagres durante o êxodo. Dentre os milagres, o mais conhecido foi a passagem pelo Mar Vermelho, em que Deus abriu o mar para o povo passar (cerca de 2 milhões de pessoas).

Em Cades-Barnéis, Moisés enviou 12 homens para espiar a terra, e entre eles estavam Josué e Calebe. Quando os espias voltaram após 40 dias, dez deles voltaram atemorizados e amedrontaram o povo dizendo "vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos" (Números 13:33).

Ouvindo isso, o povo de Israel chorou muito e desejou voltar ao Egito. Somente Josué e Calebe creram na promessa de Deus de que daria a terra ao povo de Israel (Números 14:6-8).
Então, Deus decidiu que nenhum homem daquela geração (de adultos) entraria na terra, a não ser Josué e Calebe (Números 14:22-24).

Josué substituiu Moisés após sua morte, para tomar posse da terra e, enviando dois espias a Jericó, pôde perceber que Deus cumpre todas as suas promessas.

Quando os dois espias chegaram a Jericó, ficaram hospedados na casa de uma prostituta chamada Raabe e ela disse a eles que o povo que habitava na terra prometida estava totalmente desanimado e desfalecido porque sabiam que os israelitas estavam chegando, ela disse:

"Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra." (Josué 2:10-11).

Aqueles dez espias enviados anteriormente por Moisés se viram como gafanhotos perante os olhos do povo que habitava na terra prometida, porém eram os gigantes que estavam com medo do povo de Israel por causa do poder do Único e Verdadeiro Deus.

Esteja certo de que, andando com Deus, os seus desafios sempre serão menores do que você pensa.



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar