Leia outros Devocionais...

Ainda que um exército me cerque... (17/10/2011)

Você gosta de conforto? Gosta de viver sem ser incomodado(a)?
Essas perguntas são retóricas. Obviamente, todas as pessoas preferem viver nessas condições, mesmo aquelas que se julgam super-heroínas.

Neste momento, existem duas notícias para você, uma boa e uma ruim. A ruim é que viver nesta terra sem aflições é impossível (João 16:33). A boa é que, se você escolher confiar em Deus, você viverá em paz.

Em vários momentos de nossas vidas, enfrentamos situações que parecem totalmente desfavoráveis. São aquelas situações em que você olha para as pessoas e não vê ninguém que possa lhe ajudar, por mais que tenham a boa vontade para isso. Você procura soluções, mas não encontra nenhuma, e sempre parece que a sua derrota se aproxima, juntamente com uma grande tristeza. Nestas situações, temos a impressão de que estamos sendo pressionados por todos os lados.

Em 2 Reis 6:8-23, é narrada uma situação totalmente desfavorável que Eliseu e seu discípulo viveram.

A Síria fazia guerra contra Israel e houve várias tentativas de destruição contra o povo israelita. Toda vez que o rei da Síria pensava no seu quarto em uma estratégia para destruir Israel, Deus revelava a estratégia para o profeta Eliseu, e este avisava o rei de Israel, a fim de que a nação não fosse destruída. O rei da Síria chegou a achar que havia algum siro estava entregando as estratégias a Israel, porém falaram a ele que o profeta Eliseu é que falava tudo ao rei de Israel segundo a revelação de Deus (2 Reis 6:11-12).

Portanto, o rei da Síria decidiu matar Eliseu. Durante a noite, enviou cavalos, carros e um grande exército para a região onde Eliseu estava, de forma que cercou a cidade. Quando o discípulo de Eliseu se levantou de manhã, ele viu aquele imenso exército e logo falou para Eliseu: "Ai! Meu senhor! Que faremos?" (2 Reis 6:15).

Nos pensamentos daquele discípulo, havia um grande pavor por não conseguir ver nenhuma solução e imaginar que morreria ali mesmo. Porém, havia ali também um exército ao seu favor, mas ele não conseguia ver. Eliseu, após ouvir o desespero do seu discípulo, disse: "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles".

Então, Eliseu orou a Deus pedindo que Ele abrisse os olhos espirituais do discípulo para ver "que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu". Imagine só a visão maravilhosa que o discípulo presenciou: os anjos de Deus em carros de fogo preparados para guerrear por ele e por Eliseu.

No decorrer da situação, Deus deixou confuso, ferindo com cegueira, todo o exército da Síria de forma que Eliseu os conduziu até as mãos do rei de Israel na cidade de Samaria.

Eliseu não teve medo do imenso exército da Síria, pois sabia que "ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria" (Salmos 27:3). Saiba que em situações que parecem desfavoráveis, Deus está agindo em seu favor!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar