Leia outros Devocionais...

Sim, foi você que eu escolhi (16/10/2011)

Como as pessoas são escolhidas na sociedade contemporânea? Conhecemos concursos de miss Universo, mister Fitness, a mais bela empregada doméstica e sabemos que sempre são escolhidos "os melhores". Porém, quais são os critérios? São os critérios que os homens julgam importantes, mas isso não garante que realmente são importantes. Algumas ou muitas vezes, esse método de seleção dos melhores pode nos deixar com sentimento de incapacidade e destruir a nossa auto-estima.

Será que Deus escolhe pessoas para realizar propósitos específicos da mesma forma que os homens escolhem?

O povo de Israel, observando os povos vizinhos, decidiu rejeitar o reinado exclusivo de Deus e passou a pedir um rei como os outros povos tinham (1 Samuel 10:17-19). Então, Deus determinou a Samuel que ungisse um homem entre o povo como rei e o escolhido foi Saul, o homem mais alto de todo o povo de Israel (1 Samuel 10:20-24).

Porém, o rei Saul não obedeceu a Deus em uma das guerras mais importantes do povo, contra os amalequitas (1 Samuel 15:7-9). A importância dessa guerra devia-se ao fato de que os amalequitas atacaram Israel sem qualquer misericórdia quando saíram do Egito e nem sequer tinham um exército bem formado. Portanto, Deus determinou que os amalequitas seriam destruídos por agirem daquela forma contra Israel.

Por ter desobedecido a Deus, Saul perdeu o seu reinado e Samuel foi determinado novamente por Deus para ungir o novo rei. Deus enviou Samuel à casa de Jessé, em Belém, porque um de seus filhos se tornaria rei sobre Israel.

Quando Samuel viu o filho mais velho, Eliabe, disse: "Certamente está perante o Senhor o seu ungido" (1 Samuel 16:6), mas Deus lhe disse: "Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16:7).

Samuel, ao ver Eliabe, tinha a certeza de que era ele o filho escolhido para reinar sobre Israel, pois ele era alto e forte, porém Samuel aprendeu que os critérios de Deus não são os mesmos critérios dos homens.

Após rejeitar Eliabe, Samuel viu todos os filhos de Jessé que estavam na casa e nenhum deles foi escolhido pelo Senhor. Então, Samuel perguntou a Jessé se havia outros filhos e ele disse que havia o menor, que estava apascentando as ovelhas (1 Samuel 16:11).

O menor filho de Jessé, chamado Davi, era pastor de ovelhas. Na época, o trabalho como pastor de ovelhas não era valorizado, o que "dava ibope" era ser guerreiro. Jessé mandou chamar Davi e, quando ele chegou, Deus disse a Samuel que era para ungi-lo como rei (1 Samuel 16:12).

Davi não era bom o suficiente aos olhos humanos, mas era o homem segundo o coração de Deus (Atos dos Apóstolos 13:22) e foi o maior rei de Israel.

Não se subestime, Deus escolheu você!



Leia outros Devocionais...
Cadastre-se gratuitamente para receber novos estudos em seu e-mail

Cadastre-se
Fechar



Quer receber estudos por e-mail?
Sim    Não
Envie um comentário ou pergunta
Escrever      Fechar