Clique para ouvir os estudos bíblicos do Viver em Verdade

Viver em Verdade

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
Encontre um estudo
Voltar

Indique este Estudo a um amigo

Seu nome
Seu e-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo

Cadastre-se e receba nossos Estudos Bíblicos por e-mail (Fechar)

Seu Nome
Seu E-mail

Gideão: entre o medo e a fé

Palavras-chave: medo, fé, fidelidade, Gideão, midianitas, temor ao Senhor

Olá, amigo(a) leitor(a) do Viver em Verdade.

 

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam abundantes em sua vida!

 

Neste estudo bíblico, aprenderemos sobre o medo e a fé. Leremos uma passagem bíblica que relata a história de um homem extremamente medroso e o livramento que Deus deu a ele e a todo o povo de Israel contra grandes inimigos. Para refletir, responda a estas perguntas?

Ore agora

Faça uma oração neste momento para pedir ao Espírito Santo que lhe faça compreender a Palavra de Deus, de forma que sua vida seja edificada e sua fé acrescida.

 

Durante o estudo, tenha em mãos (ou acesse na Internet) uma Bíblia para ler os versículos citados. Essa hábito lhe permitirá aproximar da Palavra de Deus cada dia mais.

 

O medo e a fé

 

O medo é gerado muitas vezes por causa de traumas, que são feridas na alma. A cada vez que você é colocado em uma situação semelhante àquela em que você ficou traumatizado, você relembra aquele fato e o seu cérebro provoca reações em sua emoção ou até mesmo em seu corpo (calafrios, mal estar, etc).

 

Ter medo é bem diferente de ter temor ao Senhor. Temer ao Senhor é respeitá-lo e reverenciá-lo, reconhecendo a sua grandeza e santidade (Provérbios 14:2). O "temor a Deus" não é medo que faz fugir Dele (1 João 4:18); é, antes, respeito (Hebreus 12:28), amor (Mateus 22:37), obediência (Eclesiastes 12:13; Atos 10:35; 2 Coríntios 7:1) e adoração a ele (Deuteronômio 6:13-15).

 

Sempre que agimos por medo não agimos com a fé, pois o medo nos faz ver os obstáculos ao invés da vitória. A fé no Senhor Jesus é totalmente oposta ao medo, pois traz à existência aquilo que não existe (Hebreus 11:1).

 

Para compreendermos mais sobre o medo e a fé, iremos refletir sobre a história de Gideão, que está relatada na Bíblia nos capítulos 6 e 7 do livro de Juízes. Para facilitar a leitura, os versículos foram extraídos da Bíblia com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

 

Contextualizando: os midianitas

O povo de Israel havia pecado contra Deus, e por isso Ele permitiu que o povo de Midiã, os midianitas, o dominasse por 7 anos. Para se esconder dos midianitas, os israelitas ficavam em cavernas e em lugares seguros nas montanhas. Sempre que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto para atacá-los, destruindo toda a colheita e não deixando sequer uma ovelha, uma vaca ou um jumento para eles viverem. (Juízes 6:1-4).

 

Imagine-se na situação dos israelitas. Durante 7 anos da sua vida, todo o seu trabalho para sobreviver é destruído. Eles já não aguentavam mais e lembraram-se do Senhor para pedir socorro naquela situação. (Juízes 6:5-6)

 

Então, Deus enviou um profeta para lembrar os israelitas do pecado que havíam cometido: eles adoraram outros deuses (os deuses dos amorreus) e esqueceram do verdadeiro Deus, que os tirou da terra do Egito e livrou-os dos inimigos que habitavam na terra em que eles estavam. (Juízes 6:7-10)

 

Deus chama Gideão para livrar Israel

Após isso, Deus manda um anjo chamar um homem para liderar a batalha contra os midianitas: nada mais, nada menos que Gideão (Juízes 6:11).

 

Juízes 6:11

"Então o Anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem."

 

Pense um pouco: Deus poderia eliminar os inimigos dos israelitas sem qualquer intervenção humana, porém Deus não age assim. Ele espera que haja pessoas que creiam Nele e estejam dispostas a servi-lo. Gideão estava mais ou menos disposto, pois o medo não o permitia se dispor e não o deixava crer.

 

No versículo 11, é possível observar que Gideão estava escondido, o que nos permite compreender que ele também tinha medo dos midianitas chegarem e destruírem tudo de novo, afinal foram 7 anos assim. Então, Gideão ouve o anjo do Senhor lhe dizer "Você é corajoso, e o Senhor está com você!" (Juízes 6:12).

 

Juízes 6:12

"Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: —Você é corajoso, e o SENHOR está com você!"

 

Essa afirmação do anjo parece até irônica, pois que homem corajoso era aquele que estava se escondendo? Talvez Gideão realmente fosse corajoso, mas todos aqueles anos sofrendo com a opressão dos midianitas o deixaram extremamente covarde.

 

Duvidando do que o anjo havia lhe dito, Gideão respondeu demonstrando a sua incredulidade e a sua insatisfação com Deus (Juízes 6:13).

 

Juízes 6:13

"Gideão respondeu: —Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas."

 

Mesmo tendo ouvido seus pais e avós contarem todas as maravilhas que Deus havia operado em favor dos israelitas, Gideão não acreditava em Deus.

 

Não é assim que nós fazemos quando algo parece estar errado? Não acusamos Deus de nos abandonar? Porém, Deus nunca nos abandonou e nunca nos abandonará; Ele espera somente que nós peçamos socorro a Ele, creiamos Nele e estejamos dispostos a servi-Lo.

 

Ouvindo a insatisfação de Gideão, Deus ordena que ele livre o povo de Israel dos midianitas, mas Gideão responde com um certo "complexo de inferioridade" (Juízes 6:14-15).

 

Juízes 6:14-15

"Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: —Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá. Gideão respondeu: —Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família."

 

Porém, o Senhor disse a Gideão que estaria com ele para ferir aos midianitas como se fossem um único homem (Juízes 6:16).

 

Juízes 6:16

"Mas o SENHOR disse: —Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem."

 

Você pode estar pensando que, após ouvir Deus, Gideão certamente faria o que Ele disse. Você faria? Você fez?

 

Gideão precisava ver para crer. Isso não é fé. Isso é medo.

O próprio medo de Gideão não lhe permitia ver a vitória sobre os midianitas.

 

Tentando se livrar do medo, Gideão pediu um sinal ao Senhor (Juízes 6:17-18).

 

Juízes 6:17-18

"Gideão respondeu: —Se tu estás contente comigo, então dá-me uma prova de que és tu mesmo que estás falando. E, por favor, não vás embora até que eu te traga uma oferta. —Eu ficarei aqui até você voltar! —disse Deus."

 

Então, Gideão cozinhou um cabrito e fez pão sem fermento com mais ou menos dez quilos de farinha. Isso nos permite entender que ele demorou um pouco até voltar. Talvez ele estivesse esperando que o anjo do Senhor não estivesse mais lá, assim ele estaria livre de ter que batalhar contra os midianitas.

 

Quando Gideão voltou, o anjo do Senhor ainda estava lá e queimou a carne e o pão que ele havia levado. Após isso, o anjo desapareceu e Gideão compreendeu que era realmente o anjo do Senhor. Com isso, ele temeu achando que morreria, mas o Senhor disse para ele: "Não temas" (Juízes 6:23).

 

Será que ainda havia motivos para Gideão duvidar? Para provar a fé de Gideão, Deus lhe dá uma tarefa para derrubar o altar de Baal e construir um altar a Ele no lugar. Então, Gideão chamou dez empregados e fez o que o Senhor havia dito, porém, por causa do seu medo, não fez isso durante o dia, mas sim durante a noite. Ele ainda tinha medo de simplesmente ouvir a direção de Deus e agir.

 

Passado algum tempo, todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel (Juízes 6:33).

 

Juízes 6:33

"Então todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel."

 

Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão e este convocou ao abiezritas para se juntarem a ele (Juízes 6:34). Gideão viu que estava se aproximando o tempo para a batalha e, novamente, duvidou do que Deus já havia lhe dito. Com isso, pediu a Deus um outro sinal dizendo que colocaria um pouco de lã no lugar onde estava malhando o trigo e, se de manhã somente a lã estivesse molhada e tudo ao redor estivesse seco, ele estaria certaria de que seria usado por Deus para libertar Israel (Juízes 6:37).

 

Juízes 6:37

"Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel."

 

Levantando de manhã, Gideão viu que Deus havia cumprindo o seu pedido. Porém, ele duvidou de novo e pediu a Deus o contrário: que somente a lã ficasse seca e tudo em volta ficasse molhado. Então, Deus fez novamente o que Gideão havia pedido em sua incredulidade.

 

Após tantos sinais, Gideão deveria estar pronto. Então, Deus permitiu que Gideão colocasse sua fé em prática.

 

Gideão se levantou de madrugada e acampou com todo o povo junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial estava ao norte, perto do monte Moré. Medroso em hebraico é hared, que faz alusão ao nome do lugar, Harode, nome que significa tremor.

 

Todo o povo que estava com Gideão totalizava 32 mil homens. Era muita gente, porém o exército dos midianitas e amalequitas era muito maior, por isso os israelitas os temiam.

 

Porém, Deus disse a Gideão que havia muita gente com ele e ordenou que ele dissesse ao povo para os covardes irem embora (Juízes 7:2-3).

 

Juízes 7:2-3

"2O Senhor Deus disse a Gideão: – Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. 3Anuncie ao povo o seguinte: "Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa." Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram."

 

Como podemos ler no versículo 3, vinte e dois mil homens voltaram para suas casas por serem covardes. Os covardes eram aqueles que tinham falta de fé no Senhor, e era indispensável excluí-los para não influenciarem negativamente a moral dos combatentes.

 

Em Deuteronômio 20:8, o Senhor orientou o povo sobre as leis da guerra:
"E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração."

 

Mesmo com 10 mil homens, Deus disse a Gideão que ainda era muita gente, e ordenou que mandasse todos os dez mil homens beber água, a fim de separar os que iriam para a guerra e os que deveriam voltar. O Senhor disse a Gideão que aqueles que levassem a água até a boa com a mão iriam para a guerra, mas os que se ajoelhassem para beber deveríam voltar para suas casas. Imagine-se na situação de Gideão. Ele sabia que o exército inimigo era muito grande. Iinicialmente ele tinha 32 mil homens, depois passou a ter 10 mil e agora o Senhor queria reduzir mais, porém ele não esperava que reduzisse tanto. Dos 10 mil homens que beberam as águas, somente 300 levaram a água até a boca com a mão, então Deus disse a Gideão: "Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa." (Juízes 7:4-7)

 

Durante a noite, Deus disse para Gideão atacar os midianitas, pois já havia dado a vitória a Ele, porém disse ainda que, se ele ainda estivesse com medo, deveria descer ao acampamento dos midianitas para ouvir o que eles estavam dizendo por lá. Mesmo com todos os sinais anteriores Gideão ainda estava com medo. Então, chamou seu servo Pura e foi acampamento dos midianitas. (Juízes 7:9-11)

 

Você pode se perguntar: como Gideão desceu até o acampamento inimigo e as pessoas não o reconheceram? A resposta é simples. No versículo 12, a Palavra de Deus diz que o exército inimigo tinha tantas pessoas que não dava para contar, pois o número era como a areia da praia. Pergunto: você conhece todas as pessoas da sua cidade? Você conseguiria dizer se uma determinada pessoa é da sua cidade ou não entre umas 50 mil pessoas pelo menos? Acredito que não. Da mesma forma, jamais conseguiriam identificar Gideão e seu servo no meio da multidão.

 

Quando Gideão chegou com seu servo ao acampamento dos midianitas, ouviu um homem contar um sonho a um amigo (Juízes 7:13).

 

Juízes 7:13

"Quando Gideão chegou, ouviu um homem contando o seu sonho a um amigo. Ele dizia:
– Eu sonhei que um pão de cevada rolou para dentro do nosso acampamento. Veio e bateu numa barraca. Ela caiu, virou no avesso e ficou estendida no chão."

 

E o amigo respondeu interpretando que o sonho se referia à vitória de Gideão (Juízes 7:14).

 

Juízes 7:14

"O amigo respondeu: – É a espada de Gideão, o israelita, o filho de Joás! Isso quer dizer que Deus entregou a ele o nosso povo e todo o nosso exército!"

 

É impressionante como Deus nos ama mesmo em nossa falta de fé. Somente após esse sinal é que Gideão passou a crer que Deus daria a vitória a ele. Então, voltou para o acampamento e promoveu o ataque.

 

Deus deu a estratégia mais improvável ao pequeno exército de Gideão. Cada um dos trezentos homens tinha uma trombeta e um jarro de barro com uma tocha. Vencer aquele enorme exército dos midianitas seria um completo exercício de fé total em Deus. Gideão disse ao povo que todos os homens deveríam tocar as trombetas e quebrar os jarros quando ele fizesse o sinal, e assim foi. Todos tocaram as trombetas e quebraram os jarros ao redor do arraial do midianitas, gerando um barulho imenso, de forma que parte dos midianitas e amalequitas se assustaram e fugiram e outros mataram uns aos outros por acharem que eram seus inimigos (Juízes 7:15-25).

 

Deus é maravilhoso! Você se imaginou no lugar de Gideão? Sete anos de sofrimento que geraram um medo muito grande. Depois, um chamado de Deus para vencer o medo e liderar o povo contra o grande exército inimigo. Que transformação, você não acha?

 

Podemos aprender lições maravilhosas com Deus por meio dos fatos que ocorreram na vida de Gideão.

 

1) O medo nos impede de ver a vitória: o medo é totalmente contrário à fé, ou você tem medo ou tem fé. Não dá para ter os dois, pois não há equilíbrio entre eles. Do que você tem medo?

 

2) Quando Deus disser para ir, não se preocupe e apenas creia, pois a vitória já foi dada a você;

 

3) Faça tudo o que for possível a você e creia totalmente no impossível que Deus irá fazer;

 

4) Deus não faz nada sem propósito: Ele poderia ter chamado um homem que estava cheio de coragem para enfrentar os midianitas, porém ele chamou um homem que era corajoso, mas que estava com muito medo. Por quê? Porque Deus queria transformar Gideão e todo o povo de Israel e não simplesmente que eles derrotassem os midianitas. Deus quer transformar você, e isso só será possível se você enfrentar os seus medos crendo Nele.

 

Ore para que Deus livre você de todo o medo, mas saiba que Ele fará isso permitindo que você enfrente esse medo e vença-o com a fé completa no Senhor.

 

Não temas! Não tenha medo!

 

Essa expressão aparece 365 vezes na Palavra de Deus, então creia totalmente no Senhor e não permita que o medo diminua a sua fé. Logo abaixo estão 25 passagens nas quais aparece a expressão "Não temas" ou alguma frase que expressa o mesmo sentido.

 

1) O Senhor diz a Isaque para não temer pois já havia prometido a Abraão, seu pai.

 

Gênesis 26:23-25

"23Depois, subiu dali a Berseba, 24e apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo. 25Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.

 

2) O Senhor fala a Josué que ele iria levar o povo à terra prometida, como havia sustentado Moisés.

 

Josué 1:9

"9Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.


3) O Senhor fala por meio do profeta Isaías que resgatará o povo da escravidão e lhe devolverá a terra da qual foi despojado.


Isaías 41:8-10

"8Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo, 9tu, a quem tomei desde os confins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes e te disse: tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; 10não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

 

4) O Senhor promete a Abrão um filho e promete também fazer a sua descendência multiplicar como a quantidade de estrelas existentes, inumeráveis.


Gênesis 15:1-6

"1Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 2Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. 3Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. 5Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. 6E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.

 

5) Deus disse a Agar para não temer quando nasceu Isaque pois faria de Ismael uma grande nação.
 

Gênesis 21:17-18

"17E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. 18Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

 

6) O Senhor dá estratégias a Josué para vencer o inimigo.
 

Josué 8:1-2

"1Então, disse o Senhor a Josué: Não temas e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, e sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra. 2Farás, pois, a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei, salvo que para vós saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.

 

7) O Senhor fala, por meio do profeta Isaías, que resgatará Israel do cativeiro e reunirá todos os que são chamados pelo Seu Nome. Restituição completa.
 

Isaías 43:1-7

"1Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. 2Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti. 4Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma. 5Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. 6Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, 7a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz."

As águas e o fogo representam simbolicamente os perigos que os exilados deveriam enfrentar ao regressarem a Jerusalém (Salmo 66.12). A menção desses dois elementos, provavelmente, lembre aos israelistas a passagem pelo Mar Vermelho (Êxodo 14.22) e pelos ardores do deserto (Deuteronômio 32.10).

 

8) Deus promete a Israel, por meio do profeta Isaías, abençoar abundantemente todo o povo.
 

Isaías 44:1-5

"1Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. 2Assim diz o Senhor que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. 3Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. 4E brotarão entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. 5Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a mão: Eu sou do Senhor; e por sobrenome tomará o nome de Israel.

 

9) O anjo do Senhor fala a Maria para não temer, trazendo paz a ela.
 

Lucas 1:28-31

"28E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. 30Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.

 

10) Não temais. O homem da casa de José disse aos irmãos deste que o dinheiro que havia aparecido nos sacos deles era um tesouro dado por Deus.
 

Gênesis 43:22-23

"22Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos. 23E ele disse: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos tem dado um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro me chegou a mim.

 

11) A parteira disse a Raquel para não temer pois teria o filho naquele parto em que estava com dificuldades. Raquel morreu no parto.
 

Gênesis 35:16-18

"16Partiram de Betel, e, havendo ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, teve um filho Raquel e teve trabalho em seu parto. 17E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. 18E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni; mas seu pai o chamou Benjamim.

 

12) O Senhor fala a Jacó para descer ao Egito pois faria dele uma grande nação ali, renovando as promessas que havia feito a Abraão e Isaque.
 

Gênesis 46:1-4

"1E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. 2E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. 3E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. 4E descerei contigo ao Egito e certamente te farei tornar a subir; e José porá a sua mão sobre os teus olhos.

 

13) Moisés deve relembrar da promessa do Senhor sobre a terra prometida.
 

Deuteronômio 1:21

"21Eis que o Senhor, teu Deus, te deu esta terra diante de ti; sobe e possui-a como te falou o Senhor, Deus de teus pais; não temas e não te assustes.

 

14) Moisés nomeia Josué como seu sucessor e diz a ele para não temer, pois o Senhor era com ele.


Deuteronômio 31:6-8

"6Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará. 7E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. 8O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

 

15) O Senhor declara a vitória antecipada a Josué.
 

Josué 11:6-7

"6E disse o Senhor a Josué: Não temas diante deles, porque amanhã a esta mesma hora eu os darei todos feridos diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás (aleijarás) e os seus carros queimarás a fogo. 7E Josué, e toda a gente de guerra com ele, veio apressadamente sobre eles às águas de Merom, e deram neles de repente.

 

16) O Senhor diz a Gideão para não temer, pois não morreria após ter visto a anjo do Senhor face a face.
 

Juízes 6:22-23

"22Então, viu Gideão que era o Anjo do Senhor; e disse Gideão: Ah! Senhor Jeová, que eu vi o Anjo do Senhor face a face. 23Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas, não morrerás.

 

17) Davi diz a Mefibosete que iria restituir todas as terras de Saul a ele, por amor de Jônatas. Lembrando que Mefibosete era aleijado de ambos os pés e se auto-humilhou dizendo que era um cachorro morto.
 

2 Samuel 9:6-7

"6E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. 7E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.

 

18) Elias disse à viúva que tinha apenas um pouco de azeite e farinha que fizesse primeiro um bolo para ele e depois o azeite e a farinha não se acabariam.
 

1 Reis 17:13-16

"13E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias.

 

19) O anjo do Senhor disse a Elias para não temer e descer para falar com o rei Acazias, que tinha desobedecido ao Senhor e enviado servos para consultar outros deuses.
 

2 Reis 1:14-16

"14Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 15Então, o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei. 16E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
 

20) Eliseu disse ao seu moço que não temesse frente ao exército da Síria, pois todo o exército do Reino de Deus estava a favor.
 

2 Reis 16:15-17

"15E o moço do homem de Deus se levantou mui cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17E orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

 

21) O anjo do Senhor é enviado a Daniel pois este orou e humilhou-se perante o Senhor.
 

Daniel 10:10-12

"10E eis que uma mão me tocou e fez que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 11E me disse: Daniel, homem mui desejado, está atento às palavras que te vou dizer e levanta-te sobre os teus pés; porque eis que te sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, eu estava tremendo. 12Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

 

22) Jesus disse ao principal da sinagoga que apenas cresse e não temesse.

Marcos 5:35-43

"35Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? 36E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. 37E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, e Tiago, e João, irmão de Tiago. 38E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam. 39E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. 40E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada. 41E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. 42E logo a menina se levantou e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. 43E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.
 

23) Jesus disse a Simão para não temer quando o chamou para o ministério.

Lucas 5:8-11

"8E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. 9Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, 10e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. 11E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.
 

24) O Senhor revelou a Paulo, em visão, que queria que não parasse de pregar em Corinto.
 

Atos 18:9-11

"9E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; 10porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. 11E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

25) Quando o navio que estava indo para a Itália ia naufragar, o Senhor revelou a Paulo que ninguém iria morrer.
 

Atos 27-22:26

"22Mas, agora, vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. 23Porque, esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, 24dizendo: Paulo, não temas! Importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. 25Portanto, ó varões, tende bom ânimo! Porque creio em Deus que há de acontecer assim como a mim me foi dito. 26É, contudo, necessário irmos dar numa ilha.

Deus abençoe a sua vida abundantemente.

 

Amém!

 

Página Inicial    Estudos Bíblicos    A Bíblia    Comente!
Entre em contato conosco pelo e-mail: estudos@viveremverdade.com.br