Obediência
Durante nossa vida passamos por várias etapas, e em todas elas há muitas coisas que devemos obedecer: nossos pais, regras escolares, leis de trânsito, regras da empresa em que trabalhamos, etc.
Quando nos tornamos pais, também esperamos obediência de nossos filhos. As regras e combinados que fazemos são sempre para a proteção, segurança e felicidade de nossos filhos.
Quando observamos esse comportamento dos pais, fica mais fácil entender porque Deus espera de Seus filhos a obediência. Deus zela pela nossa felicidade, paz, segurança, etc.
Assim a Bíblia aborda bastante esse assunto. Convido você a refletir comigo sobre esse assunto com um coração aberto para aprender e praticar obediência.
Primeiro, é importante ressaltar que sempre foi desejo de Deus nossa obediência. Ele espera nossa obediência e afirma que há a promessa de sucesso para quem a pratica.
Deuteronômio 5:29
Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!
No versículo a seguir, somos ensinados a priorizar a obediência a Deus. Ele é o primeiro a quem devemos obedecer. Ou seja, aqui aprendemos que talvez tenhamos que sacrificar e abrir mão de algumas coisas, pois nosso foco deve estar em seguir o que Deus nos pede.
Atos dos Apóstolos 5:29
Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!
Aqui não é um versículo de incentivo à desobediência às regras deste mundo, mas como no tempo de Daniel (Daniel 6:13), é necessário antes de qualquer coisa, obedecermos a Deus.
No versículo de João 14:15, há uma condicional. Aquele que ama a Deus, consequentemente obedece a Sua Palavra. Não há um meio termo para a obediência.
João 14:15
Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
No livro de Provérbios, que traz muitos conselhos e sabedoria, aprendemos a obedecer a nossos pais. Eles são aqueles que nos ensinam e têm responsabilidades sobre os filhos para com Deus.
Provérbios 6:20
Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe.
A Bíblia mostra que há promessas para quem decide obedecer a Deus. E não são poucas. Leia:
Deuteronômio 28:1
E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Provérbios 10:17
O caminho para a vida é daquele que guarda a correção, mas o que abandona a repreensão erra.
Romanos 5:19
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Lemos nos versículos anteriores que há promessa de longos dias na Terra, exaltação e justificação pela obediência.
Jesus em todo o tempo foi obediente.
No antigo testamento, é possível perceber a importância dos sacrifícios e holocaustos. No versículo de 1 Samuel 15:22, observamos que a obediência é mais importante que o sacrifício. Veja assim a grande importância de obedecermos.
1 Samuel 15:22
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Para concluir, de todas as regras e leis que devemos guardar, precisamos priorizar obedecer à Palavra de Deus. Se seguirmos o que Ele nos pede e ordena em Sua Palavra, todas as demais regras desta vida serão cumpridas.
Seja obediente a Deus e sua vida será um sucesso!
Envie seu comentário