Como fazer um devocional?

958 leituras

A Bíblia é um livro fantástico, porque seu conteúdo não é apenas de palavras, mas sim de lições, conselhos e histórias extraordinárias sobre o propósito de Deus para a humanidade. 

Além disso, os livros que compõem a Bíblia foram escritos por 40 autores diferentes, em diferentes épocas. 

Por esse e outros motivos, a Bíblia não pode apenas ser lida, ela precisa ser estudada e analisada. 

Quanto mais nos aprofundarmos na Bíblia, mais entenderemos sobre Deus. Portanto, precisamos dedicar cada vez mais tempo com a Bíblia para conhecermos a Ele. 

Por isso está escrito que devemos meditar na Palavra de Deus de dia e de noite. 

Salmos 1:1,2 
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 

Se você meditar na Bíblia, você conseguirá ter discernimento do que fazer no seu dia-a-dia e, consequentemente, conseguirá tomar decisões sábias. 

Ir aos cultos e ouvir pregações é ótimo para o nosso crescimento como filhos de Deus, mas, quando paramos para buscar a Deus sozinhos, nós passamos a ouvi-Lo com mais frequência e entendemos mais sobre o propósito dEle para nós. 

Nossa vida com Deus não pode depender de outras pessoas que não sejam Jesus, o Espírito Santo e o próprio Deus. 

Uma forma de buscar a Deus é fazendo um devocional todos os dias, que nada mais é que separar um tempo para orar, ler a Bíblia e meditar sobre nossa vida e nosso relacionamento com Deus. 

Hoje, existem muitos livros com pequenos devocionais para que possamos ir acompanhando o ano inteiro. Isso já é um ótimo começo. Mas também podemos fazer nosso próprio devocional. 

Para isso, vamos a um passo-a-passo

Passo 1: Ore pedindo que o Senhor lhe dê discernimento e sabedoria. 

Tiago 1:5 
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 

A oração é essencial para que o Senhor direcione o seu tempo de leitura da Palavra, afinal a Palavra de Deus é espiritual e somente Ele pode nos fazer entendê-la perfeitamente. 

Passo 2: Escolha um tema. 

Pense nas dificuldades que você está enfrentando. Por exemplo, se você está sofrendo com a ansiedade, por que não estudar o que a Bíblia diz sobre ansiedade? 

Talvez você esteja enfrentando outras dificuldades, talvez no casamento, com os filhos, no trabalho, etc. Deus quer ajudar você a fazer a coisa certa. Por isso, escolher uma dificuldade sua para estudar na Bíblia irá ser transformador para você. 

Passo 3: Procure versículos sobre o tema. 

Talvez você tenha se perguntado agora? Mas como vou encontrar versículos sobre minha dificuldade? 

Bem, vamos a algumas dicas para ajudar você

Se você puder, vá a alguma livraria ou procure na Internet uma concordância bíblica. Esse tipo de livro geralmente tem diversos temas e lista todos os versículos relacionados ao tema. Essa dica vai ajudar você a perceber como a Bíblia é rica para sua vida. 

Outra dica é usar a Internet ou um aplicativo da Bíblia para procurar por palavras. Por exemplo, voltando ao tema da ansiedade, você pode procurar palavras como: ansiedade, ansioso, ansiosa. 

Passo 4: Leia cada versículo, mas não isoladamente. 

Após separar os versículos, leia cada um, mas leia também os versículos que vem antes e depois, para que você possa entender melhor em que situação o versículo se encaixa. 

Passo 5: Anote o que chamou sua atenção. 

Lendo os versículos, anote o que vai chamando sua atenção. Caso você não entenda algo, procure um(a) irmão(ã) para tirar dúvidas. Certamente, haverá alguém para ajudar você nisso. 

Passo 6: Aplique as lições aprendidas em sua vida. 

Pergunte ao Senhor: ?Como posso aplicar isso na minha vida?". Pense, reflita, leia novamente. Deus quer revelar grandes coisas a você sobre a sua vida. 

Deus quer se relacionar com você. Dê essa oportunidade a Ele.

Envie seu comentário